- Cidade

Manaus a 3ª cidade brasileira que mais investe com recursos próprios

Os dados do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais de 2018, publicado na última semana, pela Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda, classificou a capital amazonense como a terceira cidade do país que mais investe com recursos próprios. Manaus fica atrás apenas de Natal (RN) e São Luís (MA). Conforme o boletim, 89,9% dos investimentos que foram efetuados pela capital são com recursos próprios. A média nacional é de 59,3%.

A política administrativa na redução dos gastos de custeio e no desenvolvimento da capacidade de investir fez com que Manaus pudesse se classificar como a capital mais ajustada fiscalmente do Brasil.

É constatada como investimentos com recursos próprios a diferença entre o total gasto pelo Município com investimentos e as receitas de transferências de capital e de operações de crédito, segundo o boletim divulgado.

Além disso, elevados percentuais de investimentos realizados com recursos próprios representam baixa dependência de fontes de financiamento provenientes de terceiros. Em consequência disto, municípios que apresentam alto índice de investimento com fontes próprias financiam seus investimentos com menor impacto fiscal, visto que recorrem a operações de crédito de modo mais sustentável.

O G1 elaborou um gráfico com as cinco capitais que mais se destacaram com o maior percentual de investimento com recursos próprios. Em média, o financiamento com recursos próprios realizado pelas capitais corresponde a 59,3% dos seus investimentos. Confira:

Um estudo do Ministério da Fazenda considera investimentos com recursos próprios a diferença entre o total de gastos do município com investimentos e o total de receitas de transferência de capital e operações de crédito.

“Municípios que apresentam alto índice de investimentos com fontes próprias, financiam seus investimentos com menor impacto fiscal, visto que recorrem a operações de crédito de modo mais sustentável”, afirma o estudo.

O prefeito de Manaus, Arthur Neto cobra, ainda, maior participação do Estado do Amazonas, com investimentos fortes e permanentes na capital, assim como mais participação do Governo Federal nos investimentos em diversos setores.

“É o justo. Aqui mora metade da população do Estado e aqui é arrecadado quase que a totalidade dos impostos do Amazonas. Então, Manaus precisa ser olhada com mais carinho e atenção”, defendeu Virgílio. “Por parte do Governo Federal, cabe um olhar estratégico para essa região e para Manaus, onde se encontra o verdadeiro caminho para o desenvolvimento do Brasil”, finalizou.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *