- Cidade

Mesa redonda debate a saúde da pessoa com deficiência intelectual e múltipla

Com a finalidade de debater a revisão e a criação de um grupo condutor para acompanhar o desenvolvimento do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na última terça-feira, 28/8, no auditório Zany Reis, na Câmara Municipal de Manaus, a mesa redonda com o tema “Rede de cuidados à pessoa com deficiência: construindo novos caminhos, consolidando sonhos”. A programação finaliza as atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Durante o encontro, foram apresentados aos participantes, dados do gerenciamento das políticas municipais voltadas às pessoas com deficiência, assim como os serviços oferecidos e onde a população pode encontrá-los na rede de saúde da capital.

Segundo o enfermeiro e gerente da Rede de Cuidado da Pessoa com Deficiência da Semsa, Clodoaldo Almeida, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Manaus, o número de pessoas com deficiência economicamente ativas, ou seja, que estão no mercado de trabalho, é cerca de 80 mil pessoas, na faixa etária dos 16 aos 54 anos. “O que pretendemos é empoderar essas pessoas, fazer com que elas possam ser as mais produtivas possível dentro de suas limitações”, ressaltou Clodoaldo.

Representando a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), Eduardo Toledo, fisioterapeuta e técnico da Coordenação da Pessoa com Deficiência, destacou que a reabilitação sozinha não insere o deficiente na sociedade ou no ambiente de trabalho. “É necessário todo um trabalho de inserção e isso é feito não só pelas secretarias municipal e estadual de Saúde, mas também com os órgãos parceiros, para que possamos trazer esses deficientes à sociedade e ao trabalho digno”, reforçou.

Estiveram presentes no evento representantes das Semsa, Susam, SEPED, OAB Amazonas, Semed, Ministério Publico Federal e o vereador requerente do evento na Câmara Municipal de Manaus, Daniel Vasconcelos.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é realizada anualmente e busca trazer para discussão o envolvimento da população e como ela pode participar.

Fonte: Semsa/PMM


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *