Uma lixeira instalada ao lado da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) 35, localizada na rua Maranhão, bairro Cidade de Deus, na Zona Norte de Manaus, tem preocupado a população que procura o local para atendimento. Gazes sujas de sangue, restos de comidas e caixas de remédio se acumulam há dias, segundo colaboradores da unidade.
Funcionários da UBSF 35 que preferiram não revelar a identidade disseram que têm comprado produtos básicos de limpeza para não prejudicar o atendimento à população
Ao G1, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) afirmou que vai remover a lixeira do local. Além disso, a pasta afirmou que a lixeira, que deveria ser utilizada para uso exclusivo da unidade, acabou “se transformando em lixeira viciada, onde a comunidade coloca lixo de forma irregular, sem fazer a seleção e sem horário para depositar o lixo, gerando grande acúmulo de dejetos dentro e fora do coletor”.
O presidente do conselho comunitário de saúde do bairro Cidade de Deus, Agnaldo de Freitas, disse que as denúncias foram feitas há dois dias.
“Os próprios funcionários da UBSF 35 nos procuraram para denunciar esse descaso com a saúde pública. O problema mais sério está do lado externo, na lixeira, que já não suporta mais a quantidade de lixo doméstico e hospitalar despejados”, disse.
Segundo o líder comunitário da região, Orlenilson Ribeiro, o movimento de atendimento na UBSF não foi alterado, o que tem causado preocupação aos moradores.
“Tem gazes sujas de sangue com luvas e esparadrapos, caixas de remédios vazias , restos de comida e outros resíduos – tudo exposto na lixeira e jogado na calçada”, reclamou.
Fonte: G1
There is no ads to display, Please add some