- Cidade

Moradores fazem protesto e impedem corte de árvore em BH

Os moradores do bairro Coração Eucarístico, na região noroeste de Belo Horizonte, fizeram um protesto contra o corte de uma árvore centenária na manhã desta quinta-feira (26). Na tarde de quarta (25), funcionários da prefeitura da capital iniciaram o corte, que logo foi paralisado pelos protestos dos moradores.

Segundo o líder comunitário Cassius Marcellus, a Regional Noroeste informou que houveram pedidos de poda da árvore. De acordo com a avaliação de um engenheiro florestal, a árvore é saudável e não poderia ser cortada.

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio de nota, disse que “a Prefeitura esclarece que fará uma reavaliação sobre a situação da árvore, tipo Ficus, localizada Av. Dom Jospe Gaspar, no bairro Coração Eucarístico. No último laudo técnico foi constatada uma uma espécie inadequada para passeio, muito idosa, com raízes que danificam o passeio, a rua e a rede hidráulica.

É importante ressaltar que os critérios usados pelos técnicos da PBH são seguidos por meio da Deliberação Normativa 92/2018 aprovada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente que dá diretrizes para o trabalho de vistoria no arbóreo de BH e orienta quais critérios selecionar para a supressão de uma árvore.

Caso o poder público entenda que tenha necessidade da supressão, será feito o plantio de três mudas arbóreas no mesmo passeio, sendo elas Ipês Amarelos ou Magnólias.”

Outras árvores

O Secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Mário Werneck, se reuniu na manhã desta quinta-feira (26), no bairro Lourdes, na região Sul da capital, com uma empresa especializada na análise de material genético de vegetais. A intenção da Prefeitura é realizar a análise de árvores da capital para implementar novas ações de cortes na cidade. Trata-se de um período de teste, que é uma iniciativa inédita em Minas Gerais.

Na ocasião, a empresa vai realizar exames de ultrassonografia, ultrasom e DNA das árvores da capital para ver quais devem sofrer corte ou não. Com a realização da coleta, a empresa fornece o diagnóstico da raiz e do contexto integrado da árvore.

Fonte: Divulgação


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *