- Cidade

Pedágio Ambiental abre programação da Semana da Árvore 2018

A sétima edição do Pedágio Ambiental, projeto da Prefeitura de Manaus, que visa intensificar a doação de mudas na cidade, abriu nesta quarta-feira, 19/9, a programação da Semana da Árvore 2018, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). A distribuição ocorreu na rotatória do Conjunto João Paulo 2, bairro Santa Etelvina, zona Norte, e acontecerá esta semana em três dias seguidos em comemoração ao Dia Nacional da Árvore, 21/9.

Moradores do Santa Etelvina que passavam pelo local e outros que acompanham a programação do projeto pelas redes sociais aproveitaram para levar mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais para casa. Moradora do Viver Melhor 3, Glauce Souza dos Santos, 37, disse que está fazendo um jardim na frente do bloco onde mora graças ao pedágio. Já o morador do Santa Etelvina, Marcos Vinicius Costa, 44, levou, além das ornamentais, mudas de espécies frutíferas para plantar no quintal.

O ponto alto da programação será o plantio de 300 mudas de árvores, na sexta-feira, a partir das 9h, em um trecho degradado de áreas verdes do Loteamento Águas Claras, na zona Norte. A área verde fica situada na avenida Coletora, entre as ruas B4 e B5, e foi escolhida por ter sofrido um processo de degradação, que a fez perder praticamente toda a sua cobertura vegetal. Lá, também será realizada a distribuição de mudas à população, dentro do projeto do Pedágio Ambiental. Desde que foi criado, em agosto deste ano, o projeto já distribuiu 4,8 mil mudas em pontos diferentes e movimentados da cidade.

Nesta quinta-feira, 20/9, a doação de mudas será feita na avenida Marginal, no Igarapé do Passarinho (cruzamento com avenida Sumaúma), a partir das 9h e no local do plantio, na sexta-feira, 21/9, a partir das 9h.

Ação social

A Semana da Árvore contará também com ação social e mutirão de limpeza em áreas protegidas, promovidos pela Semmas. Nesta quinta-feira, acontecerá uma ação social da APA Adolpho Ducke, Ramal Água Branca 1, em parceria com a associação comunitária local. Serão realizadas doação de mudas, oficinas de compostagem e reaproveitamento de resíduos sólidos, artesanato floral, palestras e doação de sementes de hortaliças em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

No sábado, 22/9, será realizado um mutirão de limpeza na área do entorno do Parque Nascentes do Mindu, na Cidade de Deus, nas margens do Igarapé do Mindu, após os limites do parque e lixeiras viciadas. Haverá doação de mudas e atividades lúdicas para crianças, com o apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

Fonte: Semmas/PMM


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *