- Cidade

Prefeitura começa a recuperar área afetada por erosão no bairro Cidade Nova

Nesta quarta-feira, 18/8, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), começou os trabalhos de recuperação emergencial, com a utilização de máquinas, de uma área afetada por uma grande erosão na rua 197, conjunto Nova Cidade, bairro Cidade Nova, na zona Norte.

O engenheiro responsável pela obra, Kelton Aguiar, disse que a erosão, de nove metros de altura, foi causada durante o forte período de chuvas na cidade, deixando o local com um declive muito acentuado e colocando em risco mais de 40 residências. As obras devem recuperar 100% da área, para evitar que novas erosões aconteçam.

“O prefeito David Almeida esteve aqui ontem e já determinou que as equipes da Seminf, na figura do secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, começassem a atuação. Ontem mesmo, as máquinas começaram a fazer a regularização dos taludes, que estavam desmoronando, para em seguida fazer o aterro”, afirmou Kelton.

No local, um dos grandes problemas é a rede de drenagem, formada por uma tubulação, com ligação clandestina do esgoto, que joga água de forma irregular direto na erosão, o que aumentava ainda mais o tamanho da cratera.

“Ontem fizemos a topografia, já estamos com o projeto em mãos para fazer a mudança dessa drenagem. Descobrimos um outro ponto e estamos fazendo agora a escavação, aguardando apenas uma equipe da empresa Manaus Ambiental, para fazer a mudança de um pequeno ramal. Assim que toda a água for retirada, as caçambas já começam a despejar o material para iniciarmos o reaterro”, explicou Aguiar.

A área será totalmente recuperada com cerca de 5 mil metros cúbicos de materiais e entregue aos moradores no prazo máximo de 90 dias, por conta da complexidade no local. A meta é que não haja risco de ocorrer uma nova erosão.

Cleilton Santos, que mora nas proximidades da erosão, afirmou que a obra era um pedido antigo dos moradores. Ele disse que só agora vai poder dormir tranquilo.

“A gente fica muito gratificado, porque fazia tempo que este buraco estava aumentando e já tínhamos um certo temor de que tomasse proporções maiores. A partir de agora, há um novo horizonte, a gente começa a respirar melhor e ficar mais tranquilo. Agradeço a Deus pela atitude do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Marcos Rotta, que vieram aqui de bom grado, conversaram com a comunidade, viram o que estava acontecendo e tomaram uma atitude, mandando as equipes da Seminf, que já estão trabalhando”, afirmou o morador.

Fonte: Divulgação 


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *