- Cidade

Prefeitura de Manaus inicia campanha de vacinação contra a pólio na próxima segunda-feira, 27/5

Visando ampliar as coberturas vacinais e reforçar o compromisso para a erradicação da poliomielite no país, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), dará início à campanha de vacinação contra a doença na próxima segunda-feira, 27/5 em todas unidades básicas da rede assistencial. A campanha, que ocorre em todo o Brasil, segue até o dia 13/6, tendo o dia 8/6 como “Dia D” de mobilização.

A campanha tem como público-alvo crianças de 1 a 4 anos de idade, com a meta de imunizar 95% dessa população, estimada em 127.993 crianças em Manaus, conforme o Censo de 2022. As unidades de saúde vão oferecer também a atualização vacinal para crianças de 2 a 11 meses, a fim de assegurar o acesso do público e ampliar a cobertura contra a doença.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explica que o esquema vacinal contra a poliomielite prevê, desde 2016, três doses de vacina inativada, aos dois, quatro e seis meses de idade, mais duas doses de reforço com a vacina oral, a “gotinha”, aos 15 meses e aos quatro anos. As duas serão ofertadas durante a campanha, antecipa ela, atendendo toda a população de crianças menores de 5 anos.

“Além das salas de vacina abertas, nossas equipes da estratégia Saúde da Família vão atuar na busca ativa de crianças nas comunidades. E vamos também levar a vacinação para escolas públicas que atendem a faixa etária alvo da campanha nacional”, adianta a secretária.

Shádia reforça que, além de atualizar a proteção das crianças contra a doença, a imunização contribui para manter afastada a possibilidade de ressurgimento da poliomielite no país. “Você que é pai, mãe, leve suas crianças para vacinar. Com isso, estará contribuindo para evitar que essa doença terrível um dia volte a afligir nossos pequenos”.

Nas salas de vacina da Semsa, pais e responsáveis devem apresentar documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e a caderneta de vacinação da criança. A lista de unidades da rede básica que integram a campanha, com endereços e horários de funcionamento, pode ser consultada no site semsa.manaus.am.gov.br.

*Vacinação e cobertura*

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, enfatiza o papel da campanha nacional para mobilizar a população em geral em torno da vacinação contra a poliomielite. Ela lembra que as coberturas vacinais tiveram queda progressiva a partir de 2016, com percentuais em boa parte abaixo de 95%, seguindo agora em lenta recuperação.

“Com a campanha, vamos oportunizar o acesso às vacinas para mães, pais e responsáveis, buscando elevar os índices de crianças vacinadas contra a doença no município”, aponta a gerente.

Em 2018, conforme Isabel, Manaus teve cobertura vacinal contra a poliomielite de 74,52% em crianças menores de 1 ano, seguindo com percentuais de 82,68%, em 2019; 71,39%, em 2020; 83,15, em 2021; e 82,4%, em 2022. No ano passado, o índice de crianças com esquema básico completo contra a poliomielite na capital foi de 88,25%, e neste ano, até o momento, alcança 96,2%.

A vacinação se torna ainda mais importante, ressalta Isabel, após a classificação do Brasil como país de alto risco para a reintrodução do poliovírus, causador da doença. A avaliação, divulgada no ano passado, foi feita pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).

“A vacinação tem papel fundamental para diminuir esse risco. Quanto maiores as coberturas vacinais, quanto menores os bolsões de pessoas não vacinadas, menor a possibilidade de reintrodução desse vírus”, sentencia a gerente.

Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda, capaz de infectar crianças e adultos, podendo causar paralisia nos membros inferiores, em casos graves. No Brasil, ela teve seu último registro em 1989, antecipando a certificação do país como livre da poliomielite, em 1994.

Fonte: Divulgação


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *