- Cidade

Prevenção contra HIV/Aids ganha destaque na Semana da Juventude

A 2ª Semana da Juventude foi realizada pela Prefeitura de Manaus nesta terça-feira, 11/12, abordando o tema ‘A situação da juventude diante do HIV e da Aids na Cidade de Manaus’. O encontro aconteceu no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), Cachoeirinha, zona Sul.

A Semana da Juventude será realizada de 11 a 16/12, sob a coordenação do Conselho Municipal de Juventude (CMJ). Durante esses seis dias, a programação irá aliar discussões, mostras, shows e atividades de esporte e lazer. Também será realizado o Festival Até o Tucupi, que pelo segundo ano consecutivo fará parte do evento.

“Será um semana de evento, já iniciando hoje com a mesa de abertura e durante a semana com uma série de atividades com mostras artísticas e debates culturais. E estaremos tratando sobre a temática ‘Viver Melhor Sabendo’, para debater a prevenção contra a Aids e o HIV com os jovens, como nos orientou o prefeito Arthur Virgílio Neto, que tem um olhar especial para as pautas voltadas à juventude”, declarou o subsecretário da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Milton Silva.

O projeto ‘Viver Melhor Sabendo’ visa levar informações sobre a prevenção combinada HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) para a juventude.

“A temática é importante por causa da mobilização da sociedade. O ‘Dezembro Vermelho’ é uma data para dar visibilidade, não só à causa, mas também sobre a necessidade de se discutir e de se falar sobre o HIV. É um problema social e a gente não está conseguindo controlar e se tornou uma epidemia. Apesar do avanço tecnológico, a prevenção ainda é um dos maiores desafios que temos na sociedade e isso é tanto nacional como mundialmente”, explicou o coordenador do projeto, Ephraim Lisboa.

O secretário do Conselho Municipal de Juventude, Diego Squinello, disse que haverá programações todos os dias em diversos locais da cidade, sobretudo no Centro, por ser um local de fácil acesso. “No sábado teremos o Festival Até o Tucupi e no domingo o Encontro de tribos na Ponta Negra”, destacou.

A Semana da Juventude Manaus 2018 é promovida pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o Coletivo Difusão e o Conselho Municipal de Juventude, órgão atrelado à Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

Programação

Nesta quarta-feira, 12/12, a partir das 19h, será realizada a Oficina ‘Iniciativas de mulheres nas artes: a potência da coletividade’, na Casa das Artes, Largo de São Sebastião, Centro. Na quinta-feira, 13/12, a partir das 18h, acontecerão o Painel e o Cine Positivo, na Casa das Artes, Centro. Na sexta, 14/12, serão realizados oficinas e painéis, no auditório da ESA/UEA, Cachoeirinha.

Já no sábado, 15, acontece a Mostra de Música do Festival Até o Tucupi e ações como testagem rápida e intervenções artísticas, na Praça Heliodoro Balbi, Centro. E no domingo, 16/12, será realizado o encerramento da Semana da Juventude com o ‘Encontro das Tribos’, na pista de skate da Ponta Negra.

Fonte: Semjel/PMM


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *