- Cidade

Procon Manaus fiscaliza cumprimento de lei que determina tempo máximo de espera em filas de bancos

A Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) realizou nesta quinta-feira (31) uma fiscalização em bancos da Zona Norte da capital. A ação visou identificar a falta de cumprimento o tempo de atendimento estabelecido pela Lei Municipal 167/2005, a “Lei das Filas”. Durante a fiscalização, uma agência apresentou irregularidades e foi notificada.

A fiscalização, além de supervisionar se o funcionamento dos bancos está de acordo com as normas da lei municipal, também orientou os consumidores sobre seus direitos.

Segundo o Procon, a Lei das Filas determina que o consumidor seja atendido em 25 minutos em dias de pagamento de servidor público, 20 minutos em vésperas de feriado e 15 minutos em dias normais.

Conforme o coordenador do Procon Manaus, Rodrigo Guedes, os bancos precisam estar preparados para este período do mês, em que o fluxo nas agências bancários é maior.

“Estamos recebendo muitas denúncias por conta do descumprimento da Lei Municipal 167/2005, e estamos fazendo esta ação, para que o banco melhore seus serviços aos consumidores. Não podemos tolerar que instituições de tanto poder aquisitivo prestem um serviço de qualidade tão ruim, então estamos autuando todas as agências de qualquer bandeira para que se adequem à legislação municipal”, destacou Guedes.

Durante a ação, o Procon Manaus notificou uma agência bancária que apresentou novamente irregularidade no atendimento. Segundo o órgão, haverá um processo administrativo para determinar o valor da multa a ser aplicada.

Os consumidores que se sentirem prejudicados em relação ao tempo de espera em filas devem entrar em contato com a Central de Reclamação do Procon Manaus, pelo 0800 092 0111.

Fonte: G1 AM


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *