- Cidade

Quilombo do Barranco comemora Dia da Consciência Negra com feijoada e samba na Praça 14

O Dia Nacional da Consciência Negra, em memória à morte do líder Zumbi dos Palmares, será comemorado nesta terça-feira, 20/11, a partir das 10h, no Quilombo do Barranco de São Benedito, na Praça 14 de janeiro,zona Centro-Sul em Manaus, com exposição de fotografia, dança de capoeira e shows de pagode e samba.

O anúncio foi realizado pelo representante do Quilombo, Cássius Fonseca que realizou o convite aos amigos e à sociedade em geral. “Vamos oferecer a nossa tradicional feijoada e, à noite teremos a participação das rainhas e baterias das Escolas de Samba Vitória Régia, Reino Unido e Aparecida”, disse.
A data de 20 de novembro lembra a morte do líder Zumbi dos Palmares e representa ao mesmo tempo, o reconhecimento da luta de libertação dos negros escravizados durante o período colonial no Brasil. Além disso, fortalece os mitos e referências históricas da cultura e trajetória negra no país.

Igualdade racial

O Dia da Consciência Negra também é considerado como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente dedicada à reflexão sobre as consequências do racismo. Assim sendo, a data tem uma orientação comemorativa, mas também está voltada à afirmação da consciência política, da pertença étnico racial e da reivindicação dos direitos da população afro-brasileira

Fonte: Redação/Leia Mais


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *