- Cidade

SES-AM realiza treinamento sobre gestão de custos para diretores de unidades da rede estadual

Diretores de unidades de saúde da rede estadual receberam um treinamento sobre gestão de custos na saúde, realizado nesta quinta-feira (29/10), no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Participaram da capacitação diretores de hospitais, maternidades, policlínicas, Unidades e Serviços de Pronto Atendimento ao Cidadão (UPAs e SPAs) e Centros de Atendimento Integral à Criança (Caics) e de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis).

O treinamento foi ministrado pela coordenadora do departamento de economia em saúde da Secretaria Executiva de Controladoria de Saúde, Daniele Magalhães, que apresentou aos gestores os pontos importantes para uma gestão de custos eficiente.

“Existe a necessidade de direcionar maiores esforços e de fazer a melhor a gestão de custos para que a saúde possa responder às necessidades da sociedade”, afirmou.

A gestão de custos das unidades segue as diretrizes do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) do Ministério da Saúde (MS), que identifica custos específicos pela produtividade da unidade e, com isso, analisa a eficiência da unidade de saúde para saber se o que está sendo investido, efetivamente está sendo transformado em serviço para população.

Desde 2019, a SES realiza um levantamento de custos por internação, atendimento e outros custos em algumas unidades de saúde, que servirão de modelo para as demais. As unidades-piloto receberam treinamento dos técnicos do MS e receberam um certificado da SES-AM pela participação e desempenho na captação dos dados.

Ampliação – De acordo com a coordenação de Economia em Saúde, é necessário ampliar o programa para todas as unidades para, então, realizar as comparações, ajustar os aspectos de gestão e, assim, direcionar melhor os recursos da secretaria.

Em novembro, os gestores participam de novos treinamentos com os técnicos do Ministério da Saúde, para utilização da metodologia do programa.

No dia 13 de novembro, os diretores das unidades que participaram do programa piloto receberão treinamento sobre o ApuraSUS, que, além de prever o custo total de um hospital, possibilita conhecer o custo dos setores, chegando ao custo médio dos procedimentos.

Nos dias 20 e 21 de novembro, todos os gestores de unidade vão participar, via internet, do Curso Aplicado de Gestão de Custos do Ministério da Saúde, para a implantação do programa de gerenciamento eficaz de custos.

Fonte: Divulgação


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *