Passou de 271 para 317 o número de casos confirmados de sarampo em Manaus, desde março deste ano. O total de 2.225 casos suspeitos está sob investigação. O número faz parte do balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta terça-feira (10).
A capital do Amazonas está em situação de emergência em razão da epidemia da doença. A morte de uma criança de 7 meses foi confirmada na última semana.
Após o decreto de emergência, no início de julho, a Prefeitura de Manaus anunciou a intensificação da vacinação na capital. Casas, estabelecimentos comerciais e escolas devem receber visitas de agentes de saúde, mas o cronograma de ação ainda não foi divulgado.
Além do reforço anunciado, as doses continuam disponíveis para a população em 185 salas de vacinação localizadas em unidades de saúde.
Concentração de casos
De acordo com os dados da Semsa, a Zona Norte da capital segue com a maior concentração de casos notificados. Foram 969, o que representa 36,4% do total de registros. A Zona Leste aparece em seguida, com 876 (32,9%). A Zona Sul tem 424 (15,9%); Oeste 370 (13,9%) e Rural 21 (0,8 %) concentram outros registros.
Vacinas
Segundo a secretaria, a vacina de rotina é aplicada em pessoas de 1 até 49 anos. Mediante o avanço da doença em Manaus, a faixa etária foi alterada para crianças a partir de 6 meses.
A população pode se dirigir às unidades básicas de saúde para imunização. A listagem com os endereços está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
O Cartão de Vacinação deve ser levado no dia da vacina, principalmente no caso de crianças. Quem não possuir o documento poderá ganhar um novo cartão, com registro da dose aplicada.
As doses que são aplicadas já estavam na capital. Mais vacinas foram solicitadas ao Ministério da Saúde na semana anterior, segundo a Prefeitura.
Quem não pode vacinar?
Gestantes, casos suspeitos de sarampo, crianças menores de seis meses de idade e pessoas imunocomprometidas (com doenças que abalam fortemente o sistema imune).
Fonte: Divulgação
There is no ads to display, Please add some