- Cidade

Trezentos servidores dão abraço simbólico pelo Outubro Rosa

“Abraço pela vida, Conscientizar é preciso”, esse é o lema da Secretaria Municipal de Educação (Semed) durante o mês de Outubro, como forma de conscientização e prevenção ao Câncer de Mama e Colo do Útero. Nesta quinta-feira, (4), aproximadamente 300 servidores, usando camisas rosa, participaram da abertura das atividades dando um grande abraço simbólico na sede da secretaria.

A Semed tem, aproximadamente, 10,5 mil servidoras, que nesta manhã receberam o apoio dos colegas homens no trabalho de conscientização prevenção. Ao longo do mês, ações de conscientização sobre o tema, não apenas na sede do órgão, mas nas Divisões Distritais Zonais (DDZs) e escolas.

Serão repassadas orientações sobre a necessidade da realização do autoexame, pelo menos uma vez por mês, dez dias após o fim do ciclo menstrual; da realização de mamografia, anualmente, para mulheres a partir de 40 anos e a realização anual do exame preventivo Papanicolau.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, destacou a importância das mulheres cuidarem da sua saúde e realizarem os exames periodicamente. Ela também incentivou e parabenizou o envolvimento de todos os servidores na campanha.

“Eu estou muito feliz com o envolvimento de todos os nossos servidores, inclusive dos homens que, estando aqui, mostram que apoiam suas esposas, filhas, namoradas. Nós, que trabalhamos com Educação, temos a obrigação de realizarmos os exames anualmente, já que todo câncer diagnosticado precocemente tem maiores chances de cura. Cuidar na nossa saúde é uma questão de dignidade, autoestima e amor próprio”, comentou Kátia.

Campanha e serviços

Além das orientações teóricas, a Semed terá, de 17 até 30 de outubro, a presença da Carreta da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que estará no estacionamento da secretaria, realizando exames de mamografia unilateral e bilateral, ultrassons transvaginal, obstétrica, pélvica, abdominal total e superior, vias urinárias, tireoide, mamas e próstatas via abdominal, para homens e mulheres.

O atendimento será destinado para os servidores e prestadores de serviço da Semed e Semsa, além de moradores da comunidade da área abrangente. Para a realização dos exames, será necessária a apresentação da carteira do Sistema Único de Saúde (SUS), documentos pessoais, RG e CPF, comprovante de residência com CEP, e se o paciente tiver menos de 49 anos de idade, deve apresentar a solicitação médica.

Para a chefe da Divisão de Pessoal da Semed, Altina Magalhães, é necessário assumir um compromisso contra o câncer. “Esse compromisso é inadiável, precisamos conscientizar nossos familiares, nossos amigos de trabalho, independente de ser homem ou mulher. O número de servidor que foram diagnosticados com essa doença tem aumentado e precisamos urgentemente dar um basta”.

Além da realização dos exames, a Semed também vai arrecadar lenços, que serão doados às mulheres que passam por tratamentos de radio e quimioterapia, como forma de melhorar a autoestima delas após a perda dos cabelos.

“Nós queremos devolver para a mulher que está em tratamento a sua autoestima, já que nesse período do tratamento acontece a perda dos cabelos. O lenço é usado para dar um charme e par que essa mulher se sinta bonita nesse momento tão delicado”, explicou a gerente em exercício do Desenvolvimento do Servidor (GDS), Ana Cristina Pinheiro.

As doações dos lenços devem ser feitas na sala do Serviço Social, assim como mais informações sobre a realização dos exames, podem ser obtidas lá.

Fonte: Semcom


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *