- Cidade

UEA aplica provas de vestibular com mais de 3 mil vagas no AM

As provas do vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) começaram a ser aplicadas em Manaus e nos municípios do interior do estado, na tarde deste domingo (21). Os candidatos disputam mais de 3 mil vagas em cursos de graduação ofertados pela instituição somente pela tradicional modalidade de acesso.

A estudante Suely Paes, de 24 anos, é uma das centenas de candidatos que fará o vestibular. A jovem chegou a Escola Superior de Tecnologia cerca de 2h30 antes da abertura dos portões para evitar atrasos.

“Eu vim do Jorge Teixeira e cheguei 9h30. Fui uma das primeiras a chega. Não queria chegar atrasada ou perder a prova”, comentou a jovem que busca uma das vagas do curso de Odontologia na segunda tentativa pelo vestibular da UEA.A mesma antecipação de chegada ao local de prova foi adotada pela estudante Thaís Araújo, de 19 anos. Ela também chegou às 9h30 apesar de residir no bairro Alvorada, que fica próximo da Escola Superior de Tecnologia. A maior preocupação da jovem é evitar o nervosismo no momento da prova.

“Cheguei cedo por prevenção, medo de chegar tarde e não entrar. Essa terceira vez que faço o vestibular. No primeiro ano tentei para enfermagem e desde ano passado busco Medicina. A parte mais difícil é conter o nervosismo. Por mais que você tenha se preparado o ano todo não tem como não ficar nervosa”, disse Thaís Araújo.Um total de 83.802 pessoas devem fazer as provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) e do vestibular da UEA, a partir deste domingo. Ao todo, 5.337 vagas são ofertadas pela instituição.

As provas do vestibular serão aplicadas no domingo (21) e na segunda-feira (22). Na terça-feira (23), serão realizadas as provas do SIS, em que participam alunos dos Ensino Médio.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, alertou os candidatos sobre os horários das provas na segunda e terça-feira.

“Muito importantes os dias de amanhã e terça-feira. Muito importante sair e casa uma hora mais cedo do que saiu hoje. Segunda e terça-feira são dias normais de trabalho com trânsito da nossa cidade, muito importante lembrar que os portões abrem-se ao meio-dia e fecharão 12h50. Muito importante sair de casa bem cedo, estimar o trânsito, pensar que existe possibilidade de engarrafamento e de dificuldade para se chegar ao seu local de prova”, orientou o reitor.

Total de inscrições do Vestibular e SIS: 83.802
Inscrições Vestibular: 47.139
Inscrições SIS: 36.663
Do total de vagas ofertadas, 264 são destinadas aos indígenas e 340 vagas para pessoa com Deficiência (PcD). Segundo a UEA, os cursos mais concorridos são Medicina, Educação Física, Direito, Enfermagem e Administração.

Em Manaus são 44 locais de prova, entre unidades da UEA e escolas da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). No interior, são 98 unidades onde os exames serão aplicados.

Vagas
Para o Vestibular são oferecidas 3.199 vagas, sendo 1.178 vagas para a capital e 1.662 vagas para o interior, além de 138 vagas para indígenas e 221 para PCD.

O Edital do SIS dispõe de 2.138 vagas, sendo 785 vagas para a capital e 1.108 para o interior, além de 126 vagas para indígenas e 119 para PCD.

Ao todo, 52 cursos são disponibilizados vagas, sendo 11 de oferta especial que são os cursos sazonais criados conforme demanda de mercado.

Dois novos cursos de graduação foram criados em Parintins: Administração e Engenharia Civil. O reitor da UEA explicou que a política de acompanhamento e reformulação da grade de cursos é constante para atender a demanda das cidades amazonenses.

“É um esforço constante da Universidade do Estado do Amazonas e do governo do estado levar educação de qualidade de nível superior ao interior. A perspectiva de chegada do curso de Engenharia Civil no município de Parintins é muito boa. Em primeiro lugar é preciso entender o cenário político e econômico que o país enfrentando e o nosso estado também, mas é preciso olhar para o futuro e para 2019. A Universidade do Estado do Amazonas é uma estratégia para desenvolvimento desse estado. Nós olhamos 2019 com muita esperança, colocamos diversas questões na nossa universidade no sentido de profundar os melhores cursos para nossa universidade. Pensar Indústria 4.0 para os próximos anos e colocar a UEA no rumo do futuro”, afirmou o reitor Cleinaldo Costa.

Gabaritos e resultados
Os gabaritos das provas do Vestibular e SIS serão divulgados a partir das 20h (horário de Manaus) do dia 22 e 23 de outubro de 2018, respectivamente, por meio de consulta pelo CPF do candidato no portal da UEA, nos links Vestibular e SIS.Resultado

A classificação final dos candidatos será divulgada no dia 4 de dezembro, além do Edital de Matrícula Institucional para ingresso no primeiro semestre de 2018.

A perícia médica, destinada aos candidatos com deficiência, ocorrerá entre os dias 10 e 14 de dezembro.

O Edital de Matrícula Institucional para os cursos com início no segundo semestre 2018 será divulgado no dia 25 de abril de 2019.

Fonte: G1/AM


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *