- Cidade

Vazante dos rios:o fenômeno natural que ainda assombra os donos de embarcações

A vazante dos rios ocorre entre os meses de junho à novembro, inúmeras causas são atribuídas a este fenômeno como: período de seca, El Niño (acontecimento climático ), repiquete (mudança súbita da direção da água ), entre outras.
O fato é que este fenômeno ainda assola a rotina dos donos de embarcações,que de um certo ponto de vista, se arriscam em suas viagens durante este período.
No decorrer desta manifestação natural,inúmeras consequências acontecem, podemos citar encalhe de embarcações em bancos de areia,colisão com troncos, além das dificuldades de acesso à locais onde o nível do rio é baixo.
A recomendação da Marinha do Brasil, “é que a navegação aconteça no período diurno,com a atenção redobrada,de modo que o comandante da embarcação identifique o canal de navegação, a formação de bancos de areia e pedras. Também se recomenda a redução da carga a ser transportada e o uso de embarcações com ecobatimetro e radar. Essas medidas têm o propósito de garantir a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana” adverte o Capitão de Mar e Guerra Alexandre Veras Vasconcelos.

Texto: Márcia Vinagre
Fonte : Assessoria de Comunicação do Comando do 9o Distrito Naval.


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *