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Veja perguntas e respostas sobre estacionamento rotativo Zona Azul em Manaus

O sistema de estacionamento rotativo Zona Azul foi instalado há pouco mais de um mês na capital amazonense. De acordo com o consórcio que administra o sistema, o estacionamento rotativo facilitou o trânsito da área do Centro e popularizou o uso das vagas. No entanto, usuários ainda relatam dúvidas na utilização do sistema, como compra de crédito antecipada ou na hora, o tempo de tolerância, entre outros.

A compra de crédito antecipado pode ser realizada por meio do aplicativo ou do site. O aplicativo “Zona Azul Manaus” pode ser baixado nas lojas do Google Play ou Apple Store.

O diretor Operacional do Consórcio que administra o sistema, Guilherme Rocha, explica que há uma contrainformação que causa dificuldades entre os usuários do sistema.

“Uma das coisas que a gente tem, é a informação contrária. Temos um efetivo muito menor do que de flanelinha na rua. Então, nós temos um monitor para cada 25 vagas. Eu diria que de flanelinha, temos 1 para cada 10. Eles dão informação errada para o usuário. Então a contrainformação tem sido uma dificuldade”, explicou Rocha.

Rocha afirma que as dúvidas dos usuários são comuns porque o sistema para o manauara, ainda é novo. No entanto, segundo ele, há elogios de usuários que agora vão ao Centro e conseguem vaga para estacionar.

O preço do sistema de estacionamento custa R$2,45 por hora. O tempo máximo de permanência é de três horas, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h. Isso quer dizer que ao chegar a terceira hora, o motorista precisa mudar de vaga. O controle é feito por meio de um sensor e pelos monitores, que garantem o registro preciso do histórico detalhado de cada estacionamento.

O usuário que não comprar crédito antecipado e não possuir acesso por meio do site ou aplicativo, poderá adquiri-los com monitores ou vendedores que são autorizados e atuam nos locais, uniformizados. Essa contagem inicia quando o monitor identifica o estacionamento. Logo a placa é consultada para saber se o estacionamento está regularizado. A tolerância é de 15 minutos para regularização.

“Quando o motorista recebe a notificação, é preciso esclarecer que só é notificado quem está com o veículo estacionado sem o correspondente pagamento da tarifa ou porque ultrapassou o limite de 3 horas de ocupação na mesma vaga”, ressalta.

A notificação é uma advertência feita pelo próprio Consórcio de que o motorista está sujeito a uma penalidade, mas não representa a aplicação da multa pela infração de trânsito. A advertência é comunicada automaticamente para o agente de trânsito, a quem compete emitir o auto de infração.

Ao ser notificado, o usuário participa de um processo educativo, onde o Consórcio orienta que, no momento em que o usuário receber a advertência de irregularidade, ele deve se dirigir à sede, localizada na Av. Leonardo Malcher nº 834, para obter informações sobre o histórico da ocupação e saber se houve ou não a aplicação de multa.

Veja perguntas e respostas sobre o Zona Azul
1- Como comprar crédito antecipado?

A compra de crédito antecipada é a maneira mais rápida para estacionar no sistema rotativo de vagas Zona Azul. É possível fazer por meio do aplicativo ou do nosso site www.zamanaus.com.br .

Para usar o aplicativo, basta fazer o download nas lojas Google Play ou Apple Store, buscando o nome Zona Azul Manaus. A compra de crédito antecipada por meio das plataformas digitais é uma grande vantagem, pois no momento de estacionar em uma das vagas do Zona Azul, o motorista não mais vai precisar efetuar nenhum procedimento. Outra vantagem é que no próprio aplicativo, o motorista poderá adquirir o tempo extra que precisar.

2- Quanto vou pagar e o tempo que vou poder ficar na vaga?

O Zona Azul custa R$ 2,45 por hora, com tempo máximo de permanência de três horas em cada vaga, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h. Isso quer dizer que ao chegar a terceira hora, o motorista precisa mudar de vaga. O controle é feito por meio de um sensor e pelos monitores, que garantem o registro preciso do histórico detalhado de cada estacionamento.

3- Caso não compre o crédito antecipado, como faço na hora?

As pessoas que não tiverem acesso às plataformas digitais têm outras duas opções para adquirir créditos do Zona Azul, com os monitores ou vendedores autorizados, que atuam no local, devidamente uniformizados. A contagem começa a partir do momento que o monitor identifica o estacionamento, aí a placa é consultada para saber se o estacionamento está regularizado. Mas é importante saber que a tolerância é de 15 minutos para regularização.

4- Fui notificado o que devo fazer?

Primeiro é preciso esclarecer que só é notificado quem está com o veículo estacionado sem o correspondente pagamento da tarifa ou porque ultrapassou o limite de 3 horas de ocupação na mesma vaga. Essa notificação é uma advertência feita pelo próprio Consórcio de que o motorista está sujeito a uma sanção e não representa a aplicação da multa pela infração de trânsito. A advertência é comunicada automaticamente para o agente de trânsito, a quem compete emitir o auto de infração. Como parte do processo educativo, o Consórcio orienta que, ao receber a advertência de irregularidade, o motorista dirija-se à sede situada na Av. Leonardo Malcher nº 834, para obter informações sobre o histórico da ocupação e saber se houve ou não a aplicação de multa.

5- Para que serve a Zona Azul?

O sistema de estacionamento rotativo Zona Azul é um modelo de sucesso em vários Países do Mundo e está presente em quase 100 cidades brasileiras, capitais ou mesmo em cidades menores. Ele visa democratizar o uso de vagas públicas e melhora a fluidez no trânsito onde é implantado, porque reduz as irregularidades de estacionamentos irregulares, que tanto atrapalham o transito das grandes cidades. Se antes você não conseguia estacionar no Centro, agora é possível, graças ao ordenamento que o sistema está trazendo.

Fonte: G1


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