- Cidade

Workshop capacita servidores para atendimento às pessoas com autismo

A Prefeitura de Manaus deu início nesta segunda-feira, 17/9, ao workshop de capacitação para servidores quanto ao atendimento às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Manaus. O primeiro módulo acontecerá até a sexta-feira, 21/9, na Sala de Educação Cidadã Paulo Freire, na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.950 – Parque Dez.

O workshop tem como objetivo prestar um atendimento de melhor qualidade às pessoas com TEA em Manaus a partir da capacitação de 50 servidores das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed), apresentando o modelo de tratamento D.I.R®/Floortime, desenvolvido nos Estados Unidos por Stanley Greenspan e Serena Wieder.

“A apresentação do modelo D.I.R® para os profissionais da capital amazonense por meio desse workshop só foi possível através de uma emenda parlamentar municipal. É importante voltar o olhar para emendas como esta que proporcionam levar conhecimento cada vez mais atualizado a pessoas que trabalham diretamente na ponta e podem ser multiplicadores, qualificando o atendimento e, em consequência, a vida”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Com mais de 20 mil pessoas com o TEA na capital, qualificações como esta são de extrema importância para lidar com os números, que aumentam cada vez mais ao longo dos anos. Pensando nisso, o workshop é destinado para uma equipe multidisciplinar integrada por terapeutas ocupacionais, educadores físicos, psicólogos e assistentes sociais.

“Qualificar pessoas que trabalham em diferentes pontas com o segmento do TEA é de extrema importância, pois assim podemos levar o conhecimento adquirido de várias formas a este público, seja por meio de especialistas em saúde, seja por meio de educadores” explica a gente de atenção psicossocial, Efthimia Haidos.

A integração entre profissionais e a multidisciplinaridade da equipe tem a ver com o modelo D.I.R®, que no primeiro módulo do curso será apresentado de forma geral pela fisioterapeuta e especialista no modelo, Renata Alencar Pontes.

“Nesta primeira semana, vamos falar das características básicas do D.I.R®, que englobam o nível de desenvolvimento cognitivo e emocional do paciente, a biologia única e específica de cada um, suas diferenças individuais e a integração sensorial e os relacionamentos fundamentais para o desenvolvimento. O modelo abrange praticamente todas as áreas que estão em volta do portador, principalmente a família e a escola. Como fisioterapeuta, tratarei também da evolução da parte motora”, disse Renata.

Fonte: Semsa/PMM


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *