- Cultura

‘Caminhão a Galope’ explora movimentos a partir da Dança oriental Butoh, nesta sexta, 16/11

Nesta sexta-feira, 16/11, o ator e diretor Saile Moura apresenta seu experimento cênico, intitulado “Caminhão a Galope”, onde explora e investiga as corporeidades do movimento a partir da dança contemporânea oriental Butoh. A apresentação ocorre no Teatro da Instalação, a partir das 19h. No trabalho, o corpo que sai do útero e já deve possuir seu lugar de posse e poder social é questionado.

“’Caminhão a Galope’ é uma experimentação que me inquieta internamente. A partir de descobertas do corpo em uma dança pessoal, o trabalho caminha na efemeridade de narrativas”, disse Saile, acrescentando que o compartilhamento só é possível se houverem corpos disponíveis para trocas na plateia.

As raízes da Dança Butoh são oriundas de um Japão pós Segunda Guerra Mundial. Esse estilo intencionalmente busca romper com as formas preconcebidas da dança, destruindo o arquétipo do ensino tradicional, quebrando as formas preestabelecidas e as convenções associadas à arte.

A Dança Butoh surge no século 20 e se descobre e redescobre no corpo por meio do pressuposto da não técnica nem do maneirismo para encaminhar as experimentações. Cada corpo sucumbindo às possibilidades de corpo e dançando entre possibilidades a dança pessoal.

“Quando comecei a experimentar o corpo, investigá-lo e o direcionando para uma dança pessoal, me deparei com muitas imparcialidades. A não metodologia e a não técnica da Dança Butoh, nos coloca na perigosidade do abismo de cair e se conhecer, reconhecer enquanto movimento ou ficar no fim do precipício buscando maneiras de não sair da borda”, destacou Saile, que assina a direção da obra.

“Caminhão a Galope” parte do pressuposto de questionar o corpo que sai do útero e já deve possuir seu lugar de posse e poder social. “Inventando outro andar e outros arquétipos, os fracassos que acontecem no decorrer do trabalho com corpo o tornam uma potência mais livre de tendências e mais apto a dançar somente em si”. O ingresso custa R$ 10,00 e R$ 5,00 e estarão à disposição no teatro onde ocorrerá o espetáculo.

Fonte: Assessoria/Evento


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *