- Cultura

Cine & Vídeo Tarumã retoma as atividades nesta segunda-feira

Com o tema ‘Setembro Amarelo’, o Cine & Vídeo Tarumã, projeto de extensão da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), retoma as atividades a partir desta segunda-feira (23). Agora, uma equipe de professores dos cursos de Arquivologia, Relações Públicas e Jornalismo coordena o projeto, que conta também com uma estudante bolsista e mais de dez voluntários.

O documentário ‘Elena’, de Petra Costa, será exibido nesta quarta-feira (25) (Foto: Divulgação)

“Como agora temos uma equipe maior, podemos desenvolver atividades a partir de um processo de discussão mais amplo. A ideia é que, ao final do projeto, os estudantes desenvolvam habilidades suficientes para gestão de um cineclube”, comenta o professor Luiz Antonio Silva, coordenador do Cine & Vídeo Tarumã.

Novidades

Como o prédio da Faculdade de Informação e Comunicação – localizado no Setor Norte do Campus da Universidade Federal do Amazonas, Bloco Erasmo Linhares, no bairro Coroado 1 – já está em funcionamento, as exibições do Cine & Vídeo Tarumã serão realizadas no mini-auditório Narciso Freire Lobo, que fica no andar térreo da FIC, sempre às segundas, quartas e sextas, às 12h30.

“Além do espaço novo, teremos, uma vez por mês, a curadoria de filmes realizada por pessoas ligadas ao Cine & Vídeo Tarumã, principalmente de antigos bolsistas e voluntários do projeto, desde o seu surgimento, na década de 1990”, informa o professor Luiz Antonio.

Na última semana de setembro, a equipe do Cine Set, que surgiu como programa da TV Ufam e teve alguns de seus membros como participantes do Cine & Vídeo Tarumã, fará a curadoria de filmes. De acordo com o professor Luiz Antonio, a proposta é manter contato com pessoas que fizeram parte da história do projeto e que até hoje estão envolvidas com o audiovisual. Também participarão da curadoria do projeto pesquisadores, professores e representantes de movimentos sociais.

Outra novidade é a exibição de filmes também no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez), em Parintins. A professora Graciene Siqueira, do curso de Jornalismo deste instituto, será responsável pela curadoria e exibição de filmes em Parintins, onde não há salas de cinema. Para isso, ela vai contar com a ajuda de quatro estudantes voluntários.

Os filmes que serão exibidos

As sessões do Cine & Vídeo Tarumã iniciam sempre às 12h30, com entrada gratuita. Nesta segunda-feira (23), a atração é ‘O Anti-herói Americano’, sobre o balconista de hospital Harvey Pekar, que encontra a ficha de um homem que trabalhou a vida inteira como balconista em Cleveland, um emprego burocrático exatamente como o dele. Esse episódio, combinado com o fato de ver seu amigo Robert Crumb se tornar uma pequena celebridade como cartunista, o inspira a criar a sua própria revista em quadrinhos. A revista, publicada em 1976 com grande sucesso, retratava com realismo o cotidiano do próprio Harvey, um amante compulsivo de jazz e livros. A direção e o roteiro são de Shari Springer Berman.

‘Elena’, dirigido por Petra Costa, será exibido na quarta-feira (25). Ao viajar para Nova York, Elena segue o sonho de se tornar atriz de cinema e deixa no Brasil uma infância vivida na clandestinidade, devido à ditadura militar implantada no País, e também a irmã mais nova, Petra, de apenas sete anos. Duas décadas depois, Petra embarca para Nova York atrás da irmã. Em sua busca, ela tem apenas algumas pistas, como cartas, diários e filmes caseiros. E acaba percorrendo os passos da irmã até encontrá-la em um lugar inesperado.

Dirigido por Hique Montanari, ‘Yonlu’ encerra a semana, na sexta-feira (27). Vinícius Gageiro (Thalles Cabral), mais conhecido como Yonlu, é um jovem poeta, músico e desenhista, fluente em quatro idiomas. Apesar de talentoso, ele decidiu dar fim à sua vida depois de ingressar em uma comunidade virtual de assistência para potenciais suicidas.

Fonte: D24AM


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *