- Cultura

Concerto em Manaus homenageia 93 anos do poeta amazonense Thiago de Mello nesta quarta-feira (27)

O poeta amazonense Thiago de Mello completa 93 anos nesta semana, e para comemorar a chegada de mais um ano ele receberá uma homenagem nesta quarta-feira (27). Apresentado pela Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), o concerto “Faz escuro mas eu canto” será apresentado no Teatro Amazonas, no Centro da capital, às 20h. A entrada é gratuita.

O evento dá início às comemorações dos 350 anos da cidade de Manaus, celebrado no dia 24 de outubro. Sob a regência do maestro Marcelo de Jesus na OCA, o concerto terá duração de uma hora e contará com composições de outros ilustres amazonenses, como Nivaldo Santiago e Cláudio Santoro, além do clássico de Thiago de Mello e Monsueto Menezes, eternizado na voz da cantora Nara Leão, “Faz Escuro Mas Eu Canto”.

Homenageado
Amadeu Thiago de Mello é um dos mais destacados poetas brasileiros, com obras traduzidas para mais de 30 idiomas. Nascido em 31 de março de 1926 no município de Barreirinha (AM), Mello foi preso durante a ditadura civil-militar (1964-1985), exilando-se no Chile.

Seu poema mais conhecido é “Os Estatutos do Homem”, em que o poeta chama a atenção do leitor para os valores simples da natureza humana. Seu livro “Poesia Comprometida com a Minha e a Tua Vida” rendeu-lhe, em 1975, ainda durante o regime militar, prêmio concedido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e tornou-o conhecido internacionalmente como um intelectual engajado na luta pelos Direitos Humanos.

Confira os poemas mais conhecidos do autor:

Faz Escuro Mas Eu Canto (1965);
A canção do Amor Armado (1966);
Poesia Comprometida com a Minha e a Tua Vida (1975);
Os Estatutos do Homem (1977);
Mormaço da Floresta (1984).

Fonte: Divulgação


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *