- Cultura

Espetáculo infantil e cantata cênica encerram Festival Música na Estrada neste domingo (24), em Manaus

Dois concertos para o público infantil e a clássica cantata cênica “Carmina Burana” serão os espetáculos do último dia do 8º Festival Música na Estrada, neste domingo (24), às 11h e 19h, no Teatro Amazonas.

Com entrada gratuita, os eventos contam com a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas (BECDA), Amazonas Filarmônica, corais do Amazonas e Infantil do Liceu Claudio Santoro, além da participação de três solistas convidados.

Às 11h de domingo, a OCA e o Balé Experimental do CDA recebem o público para apresentar as obras “Sinfonia dos Brinquedos (ca.1760)”, de Edmund Angerer, e “O Carnaval dos Animais, grande fantasia zoológica (1886)”, de Camille Saint-Saëns. O evento é destinado ao público infantil. Durante a primeira parte da programação, as crianças da plateia serão convidadas a subir ao palco e tocar os instrumentos juntamente com a OCA.

De acordo com o maestro Marcelo de Jesus, regente titular da OCA, pela manhã, os espectadores encontrarão um Teatro Amazonas mais acolhedor, com as luzes do Salão de Espetáculos acesas e com os músicos e bailarinos no palco para receber a plateia.

Após tocar uma parte da “Sinfonia de Brinquedos”, o maestro irá conversar com as crianças sobre a família de instrumentos e depois formará uma orquestra mirim. Marcelo de Jesus ressalta que o intuito é interagir e brincar, se distanciando de qualquer diálogo didático e formal.

“Após formarmos uma orquestra, eles experimentam os instrumentos, que envolvem chocalho, apito, pandeirinho, e depois eles tocam juntamente com a OCA”, detalha Marcelo de Jesus.

Carnaval dos Animais
Após tocar com a OCA, será a vez das crianças aproveitarem o “Carnaval dos Animais”, que contará com a participação especial do Balé Experimental do CDA. Segundo o maestro Marcelo de Jesus, na obra de Camille Saint-Saëns, os instrumentos imitam sons de animais, enquanto os bailarinos performam em solos, duetos e em grupo. A coreografia é da bailarina e professora de dança do CDA, Adriana Goes.

Carmina Burana
Às 19h, a Amazonas Filarmônica, o Coral do Amazonas e o Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro apresentarão a clássica cantata cênica “Carmina Burana” (1936), do compositor alemão Carl Orff (1895-1982).

O espetáculo contará com três solistas convidados: o tenor gaúcho Flávio Leite, o barítono carioca Inacio De Nonno e a soprano ítalo-brasileira Camila Titinger. A regência é do maestro Luiz Fernando Malheiro, titular da Amazonas Filarmônica.

A obra é baseada na coletânea de escritos medievais homônima, que reúne textos sobre amor, sorte e azar, a primavera e bebidas. Segundo o maestro Malheiro, a obra teve sucesso popular instantâneo, sendo montada repetidas vezes mundo afora desde sua estreia. A primeira parte da obra, “Fortuna”, já foi trilha sonora de diversos filmes e séries sendo a mais conhecida pelo público.

Fonte: G1 AM


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *