- Cultura

Liceu Claudio Santoro oferece workshop de backstage em plataforma digital

Inscrições podem ser feitas no Portal da Cultura até sexta-feira (24/07)

Estão abertas, no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), as inscrições gratuitas para o Workshop de Backstage, que acontece em plataforma digital entre os dias 28 de julho e 14 de agosto, com instrutores do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. No total, serão oferecidas três modalidades: montagem e produção de iluminação para espetáculos, sonorização básica para eventos e orquestras e montagem técnica de orquestra e bandas para eventos, com 50 vagas para cada curso, que será dividido em videoaulas e encontros no Google Meet.

Segundo o titular da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a iniciativa faz parte da proposta do Governo do Amazonas, de oferecer capacitação para profissionais da área assim como estudantes de Música e Produção Cultural.

“É importante fomentar o empreendedorismo na cadeia produtiva da Cultura e Economia Criativa, principalmente neste momento, no qual os profissionais precisam se reinventar para uma adaptação ao ‘novo normal’. Neste sentido, queremos somar e oferecer possibilidades para quem vai recomeçar”, afirma o responsável pela pasta. “Para isso, vamos contar com profissionais da casa, que trabalham no Teatro Amazonas e vão trazer exemplos práticos para esse público”.

Modalidades – Tabbatha Melo, instrutora do workshop “Produção Técnica e Criação de Iluminação para Espetáculos” – que acontecerá de 28 a 30 de julho, das 19h às 21h, pelo Google Meet – vai apresentar como funciona a iluminação cênica do Teatro Amazonas, onde atualmente exerce a função de iluminadora cênica.

No currículo, ela traz ainda experiências como Réveillon da Cidade de Manaus desde 2013, o Amazônia Live – Rock in Rio (2016), o FIFA Fan Fest Manaus (Copa do Mundo 2014), o Live Site Manaus (Jogos Olímpicos 2016), o Festival Passo a Paço, e a criação, em dezembro de 2019, do desenho de luz de “A Caixa Mágica do Natal”, espetáculo vencedor de melhor musical do ano na região Norte.

Fábio Moreno vai comandar as aulas de “Sonorização básica para Eventos e Orquestras”, nos dias 3 e 4 de agosto, das 15h às 17h, também pelo Google Meet.

O instrutor é técnico de som desde 1998 e trabalhou nas maiores empresas do segmento da capital amazonense. Além de técnico de som e sonoplasta do Teatro Amazonas, Fábio faz parte do projeto de formação AudioCrewManaus, voltado para técnicos de áudio na cidade.

Entre os trabalhos que participou estão Festival Amazonas de Ópera, Festival Amazonas Jazz, Festival Amazonas de Dança, Festival Amazonas de Teatro e Amazonas Film Festival.

Já Jefferson Barbosa traz o tema “Montagem Técnica de Orquestra e Bandas para Eventos” para os dias 13 e 14 de agosto, das 19h às 21h, pelo Google Meet. O workshop vai colocar em pauta as funções do roadie, os tipos de profissionais no mercado e como são reconhecidos no Brasil e no mundo.

Roadie da Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) desde 2009, durante a carreira, Jefferson trabalhou com a Amazonas Filarmônica de 1999 a 2008, em festivais como de Música, Jazz, Dança, Teatro, Ópera e Música na Estrada. Atuou como técnico de palco com a banda Tucandeira na gravação do DVD, contrarregra na companhia de Teatro Arte Cena, Vila Mix, entre outros.

Fonte: Divulgação


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *