- Cultura

Teatro Amazonas recebe recital de cravo ‘Melancolia’, com Átila de Paula, neste domingo

Neste domingo (24/02), às 19h, o Teatro Amazonas (avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro, zona sul) recebe o recital de cravo “Melancolia”, com Átila de Paula. A apresentação conta com um repertório composto por obras de renomados compositores franceses. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), tem entrada gratuita.

De acordo com o cravista Átila de Paula, “Melancolia” convida o público a um passeio por obras de François Couperin (La Menetou; Les Petits Âges); Jean-Henri d’Anglebert (Passacaille d’Armide); Jean-Philippe Rameau (Allemande); Jacques Duphly (Allemande; La Pothouin); Johann Jacob Froberger (Tombeau fait a Paris sur la mort de monsieur Blancheroche); e Étienne Méhul (Sonata op.1 n.2 – Allegro).

“As obras francesas para cravo vão do auge à sua decadência, exprimindo o caráter melancólico presente na música francesa”, explica Átila de Paula. “Dessa forma, o público poderá conhecer melhor a criação de importantes artistas que marcaram época e que até hoje são lembrados e homenageados”, destaca.

O artista ressalta, ainda, a expectativa para o recital. “Já fiz concertos e participei de óperas com as orquestras, mas será minha primeira vez em um recital solo. A sensação é mais de carinho do que de ansiedade. Espero que o público goste e saia do Teatro Amazonas com um pouco mais de conhecimento sobre o cravo”, declara.

Átila de Paula – Formado em cravo pela Escola Superior de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na classe de Marcelo Fagerlande, foi selecionado como bolsista para estudar com Kristian Nyquist na Hochschule für Musik Karlsruhe, na Alemanha, no curso de Instrumentos de Teclado Históricos. Tem atuação frequente junto à Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) e Amazonas Filarmônica.

Como diretor musical, músico solista e de câmara, já se apresentou em conjuntos, como O Discurso Harmônico, Johann Sebastian Rio, Petrobras Sinfônica, Orquestra Barroca da UNIRIO e Bratschissimo. Também já se apresentou com os solistas do Centre de Musique Baroque de Versailles. Mais recentemente, realizou gravações ao lado de artistas como Katia Velletaz, Stéphanie Marie-Degand e o premiado violinista Linus Roth.

Serviço: Recital de cravo “Melancolia”, com Átila de Paula
Data/Hora: 24 de fevereiro, domingo, às 19h
Local: Teatro Amazonas (Avenida Eduardo Ribeiro – Centro)
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Fonte: Ascom/SEC/Am


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *