- Economia

Após 4 quedas seguidas, confiança do consumidor sobe em fevereiro

O índice que mede a confiança do consumidor subiu 2,2 pontos em fevereiro, para 78 pontos, após quatro meses de queda consecutivas, informou nesta quarta-feira (24) a Fundação Getulio Vargas (FGV).

“O início da campanha de imunização contra a Covid-19 no país e a possibilidade de reedição do auxílio emergencial parecem ter reduzido o desânimo do consumidor em fevereiro”, afirmou Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora das Sondagens.

A pesquisadora destaca, porém, que os níveis de confiança continuam baixos e que a sustentação de uma tendência de alta dependerá de fatores como a velocidade da vacinação, da evolução dos números da pandemia no Brasil e, principalmente, da recuperação do mercado de trabalho, “algo difícil no primeiro semestre “considerando-se a grande dificuldade que será novamente enfrentada pelas empresas do setor de serviços, segmento que mais emprega no país”.

Em fevereiro, houve melhora tanto da percepção dos consumidores em relação ao momento presente quanto das expectativas para os próximos meses. Ambos, porém, se mantém em patamar desfavorável e em nível inferior ao observado em dezembro. O Índice de Situação Atual (ISA) aumentou 1,4 ponto, para 69,5 pontos enquanto o Índice de Expectativas (IE) subiu 2,7 pontos, para 84,8 pontos.

Expectativa de inflação sobe para 5,3% ao ano entre consumidores, aponta FGV
Pesquisa Focus do Banco Central divulgada na segunda-feira mostrou que os analistas do mercado elevaram a estimativa de inflação em 2021 para 3,82%, acima da meta central, que é de 3,75%. Já a projeção para a alta do PIB (Produto Interno Bruto) de 2021 foi reduzida de 3,43% para 3,29%.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *