- Economia

BC europeu mantém juros e diz que interromperá compras de ativos até fim do ano

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou que vai cessar até o fim do ano a compra de ativos, que irá caindo gradualmente, desde que sejam confirmados nos próximos meses os dados de aumento da inflação na zona euro.

Bolsas avançam após BCE afirmar que juros permanecerão baixos
O BCE também anunciou que manterá a taxa básica de juros em seu nível mais baixo ao menos até o verão (europeu) de 2019 e que os bancos continuarão pagando um juros negativo de 0,40 pelos depósitos excedentes.

Em coletiva de imprensa após a divulgação dos dados, o presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou que a ameaça do protecionismo continua sendo um fator importante.

Draghi também considerou que a reunião entre o presidente Donald Trump e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, é “um bom sinal” para a solução do conflito comercial entre Estados Unidos e União Europeia, apesar de, acrescentou, ainda ser “muito cedo para julgar os resultados”.

Na véspera, Donald Trump e Juncker anunciaram uma espécie de trégua para desativar o conflito comercial com decisões sobre agricultura, indústria e energia.

Considerado uma espécie de trégua, o pacto também cria muitas dúvidas e divisões dentro do bloco europeu.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *