- Economia

BNDESPar vende todas as suas ações da Vale e não tem mais participação na mineradora

O braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta terça-feira (23) que, desde 9 de novembro de 2020, alienou 188.496.276 ações de emissão da mineradora Vale, representativas de 3,57% do capital da companhia.

Em comunicado, o BNDESPar confirmou que, assim, finalizou o processo de venda de toda sua participação acionária na Vale e que não possui mais ações da companhia.

O movimento, realizado por meio do BNDESPar, braço de participações do banco estatal, ocorre enquanto o BNDES busca se desfazer de ações que possui em diversas empresas para levantar recursos. O banco já havia realizado transações anteriores inclusive com papéis da Vale. Em novembro, uma venda em bloco de ações da empresa levantou R$ 2,54 bilhões.

“O banco aproveitou o momento favorável”, disse uma fonte ouvida pela Reuters sobre a última venda de ações. O BNDES era acionista da mineradora desde a privatização da companhia.
No radar do banco, que tem buscado retomar sua estratégia de desinvestimentos, estavam possíveis operações com ações detidas na Petrobras, mas a queda dos papéis após o presidente Bolsonaro ter indicado um novo CEO para a companhia na última sexta-feira colocou o projeto em compasso de espera, disseram as fontes.

“É esperar a turbulência passar e não realizar perdas”, afirmou a fonte.
As ações preferenciais da Petrobras desabaram 21,51% na segunda-feira, voltando para níveis de novembro do ano passado, enquanto as ordinárias caíram 20,48%, depois de preocupações no mercado com a indicação de Joaquim Silva e Luna para a presidência da estatal.

Fonte: G1

 


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *