- Economia

Bovespa opera em forte queda de olho na CPI

A bolsa de valores brasileira, a B3, opera em forte queda nesta quinta-feira (8), monitorando aumento da tensão política e resultados da inflação do país. No exterior, atenções seguem voltadas aos efeitos da variante Delta do coronavírus nas curvas de contágio por Covid-19.

Às 11h57, o índice caía 1,69%, a 124.872 pontos. Veja mais cotações.

O dólar é negociado em alta, perto de R$ 5,30.

O feriado na sexta-feira em São Paulo, que fechará a bolsa, corroborava o viés mais cauteloso, enquanto os mercados externos estarão abertos. Na semana, até momento, o Ibovespa acumulava perda de cerca de 2,5%.

Na quarta-feira (7), o Ibovespa fechou em alta de 1,54%, aos 127.018 pontos. Com o resultado, a bolsa passou a acumular alta de 0,17% no mês e de 6,72% no ano.

Cenário
No exterior, Wall Street mostrava perdas após recordes recentes, assim como recuavam as bolsas na Europa, depois de um fechamento negativo também em mercados na Ásia.

No pregão da véspera, a alta desta foi impulsionada pela avaliação dos investidores sobre a ata da reunião do Federal Reserve no mês passado. As autoridades avaliaram que o objetivo de mais progresso substancial da recuperação dos Estados Unidos ainda não foi atingido de forma geral, embora os participantes esperem que os avanços continuem.

Mas o número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego aumentou inesperadamente na semana passada, indicação de que a recuperação do mercado de trabalho após a pandemia de Covid-19 continua instável.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego aumentaram em 2 mil para um número com ajuste sazonal de 373 mil na semana encerrada em 3 de julho, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta, acima do esperado.

Na cena doméstica, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os números da inflaçãao oficial do país em junho. Puxada pela alta da energia elétrica, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,53% em junho, atingindo 8,35% em 12 meses.

O clima avesso a risco no exterior era amplificado no Brasil pelo ambiente político no país ainda bastante tumultuado, com novos desenvolvimentos na CPI da Covid, além da falta de consenso sobre a segunda fase da reforma tributária.

Nesta quinta-feira, a CPI ouve Francieli Fantinato, ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *