- Economia

Bovespa opera em queda, com incertezas eleitorais

O principal índice de ações da bolsa brasileira opera em queda nesta terça-feira (21), apesar do ambiente externo mais favorável a ativos de riscos, conforme pesquisas eleitorais mostraram na véspera um cenário ainda bastante incerto sobre a disputa presidencial no Brasil.

Às 11h16, o Ibovespa caía 0,08%, a 76.266 pontos.

As ações da Petrobras, Itaú Unibanco e Bradesco, com grande relevância no índice, operavam em queda.

No Brasil, investidores estavam cautelosos diante da divulgação das primeiras pesquisas de intenção de voto após o registro das chapas candidatas à Presidência. Eles temem que um candidato considerado menos comprometido com as reformas fiscais desponte nas sondagens. Investidores esperam ainda pelas negociações entre Estados Unidos e China sobre comércio.

Risco-país
A economia brasileira sofre os efeitos do calendário eleitoral devido à indefinição sobre o próximo governo e a política econômica a ser adotada a partir do próximo ano. Com isso, cresce a percepção de risco dos investidores internacionais em relação à economia brasileira. Entre as principais economias latinoamericanas, o risco do Brasil só subiu menos que o da Argentina.

Todos os países emergentes têm sofrido com a piora das condições da economia mundial. O que tem definido a intensidade da reação dos investidores são os desequilíbrios macroeconômicos de cada economia. No caso brasileiro, há uma incerteza com o futuro das contas públicas e, se o próximo governo vai seguir com o ajuste fiscal.

Último pregão
Na véspera, o Ibovespa subiu 0,39%, a 76.327 pontos.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *