- Economia

Bovespa renova máxima, chegando a 90 mil pontos no último pregão do mês

O principal índice da bolsa brasileira, a B3, opera em alta nesta sexta-feira (30), chegando a atingir 90 mil pontos durante a sessão, com os investidores aproveitando o último pregão do mês para ajustar as suas carteiras, enquanto no exterior prevalecia um sentimento de cautela para a reunião do G20 na Argentina.

Às 12h03, o Ibovespa subia 0,42%, a 90.087 pontos. Veja mais cotações.

No dia anterior, o indicador havia registrado uma nova máxima de fechamento, a 89.709 pontos, apoiado em um maior apetite global a risco.

“Hoje é fechamento de mês, então tem um pouco de realização de lucros e também ajustes nas carteiras”, disse à Reuters o gerente de renda variável da H.Commcor Ari Santos, citando ainda o rebalanceamento do índice MSCI de ações de mercados emergentes.

De acordo com ele, investidores no Brasil estão em compasso de espera, aguardando a votação da cessão onerosa e monitorando o debate entre as equipes do atual e do próximo governo sobre o tema.

Havia expectativa de que o projeto de lei fosse votado ainda nesta semana no Senado, mas as negociações sobre como se daria o repasse a Estados e municípios dos recursos obtidos com eventual leilão do petróleo excedente da área do pré-sal continuam.

Os agentes do mercado repercutiam ainda os dados do IBGE sobre o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, cujo crescimento acelerou para 0,8% no terceiro trimestre em relação ao segundo, quando houve alta de 0,2%.

Também no radar estavam as articulações da equipe de transição do presidente eleito para a reforma da Previdência. Na véspera, Jair Bolsonaro disse que entregaria uma proposta no início do mandato e que ela seria diferente da apresentada por Michel Temer.

No exterior, a cautela permeava as negociações para a cúpula do G20 em Buenos Aires, na Argentina. O foco será o encontro entre os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, que pode ditar os rumos do embate comercial entre as duas maiores economias do mundo.

Véspera
O principal índice da B3 fechou alta nesta quinta-feira (29), voltando a atingir a máxima histórica, com os investidores de olho no rumo da taxa de juros nos Estados Unidos. O Ibovespa subiu 0,51%, a 89.709 pontos. No mês, o índice acumula alta de 2,61%. No ano, o avanço é de 17,42%.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *