- Economia

Com proposta de discutir globalização, Fórum de Davos começa nesta terça

O Fórum Econômico Mundial começa nesta terça-feira (22) em Davos, na Suíça. O evento deve reunir cerca de 250 autoridades do G20 (grupo que reúne as 20 principais economias do mundo) e de outros países, em discussões sobre cooperação econômica.

O fórum também vai contar com líderes das Nações Unidas (ONU), do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Mundial e da Organização Mundial do Comércio (OMC). O encontro deste ano tem como tema “Globalização 4.0: moldando uma arquitetura global na era da quarta revolução industrial“, uma proposta de debate sobre o impacto da globalização e da digitalização industrial.

As discussões sobre globalização, no entanto, acontecem em um contexto de preocupações sobre as relações comerciais entre as principais economias do mundo, além de outros pontos de atenção, como tensões políticas e indefinições sobre o Brexit. O texto de apresentação do Fórum destaca que a reunião deste ano será promovida em um “contexto de incertezas, fragilidades e controvérsias sem precedentes”.

Nosso desafio é encontrar soluções para as questões mais urgentes do mundo com todos os líderes, representantes de organizações internacionais, dos negócios e da sociedade civil”, disse Borge Brende, presidente do Fórum Econômico Mundial, à agência Deutsche Welle.

O FMI apresentou em Davos na segunda-feira (21) suas novas projeções para a economia global, piorando as estimativas de crescimento da economia mundial.Além do enfraquecimento da Europa e de alguns mercados emergentes, o órgão atribuiu redução das projeções à chamada “guerra comercial”, com restrições dos Estados Unidos ao comércio exterior com diversos países – em especial a China.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *