- Economia

Gol anuncia plano para malha aérea com 250 aviões elétricos

A empresa aérea Gol anunciou nesta terça-feira (21) que assinou protocolo de intenções com a Avolon para comprar e ou arrendar 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical. A expectativa é de que o início das operações com os aviões aconteça em meados de 2025.

Em comunicado, a Gol informou que sua controladora, o grupo Comporte, “está provendo os recursos requeridos para o investimento no projeto”.

A malha aérea de aviões elétricos utilizará aeronaves VAX4 eVTOL. Segundo a Gol, o modelo, criado pela empresa britânica Vertical Aerospace (Vertical) “é considerado um dos táxis aéreos mais avançados tecnologicamente e confiáveis atualmente em desenvolvimento”.

O modelo VA-X4 envolvido na parceria, pode transportar até quatro passageiros e um piloto, tem alcance de 160 quilômetros e velocidade máxima de 320 quilômetros por hora.

A Gol afirmou ainda que o acordo, não vinculante, faz parte de sua estratégia de expandir operações no transporte regional, abrindo novas rotas para mercados domésticos pouco atendidos.

A Avolon espera concluir o certificação do VA-X4 até 2024.

“O primeiro passo da nova parceria é a realização de um estudo de viabilidade, incluindo a certificação da aeronave e análise da infraestrutura necessária para operar essa aeronave com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), e outras autoridades aeronáuticas nacionais e internacionais”, informou a Gol.

Fonte: G1

 


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *