- Economia

O que é empreendedorismo social? Empresárias explicam

Empreendedorismo social é a forma de gerir uma empresa com o objetivo de gerar impacto na sociedade. O negócio existe para obter lucro, mas também para transformar a comunidade e ajudar causas e pessoas que precisem.

“Negócios sociais atuam em campos e acessam temas que estão à margem da sociedade e que, muitas vezes, a estrutura do governo ou do Estado não conseguem atuar como alguém que tem o propósito de lidar com tais questões”, explica Tânia Piloto, que comanda o negócio social “…com Lola”.

Tânia e a sócia Emika Takaki criaram a “…com Lola” há 13 anos, quando ninguém usava esse termo para se referir a negócios como o delas. Mas elas sempre foram empreendedoras sociais.

A ideia da empresa – uma loja de personagens com significado, que estão em bonecos, canecas e produtos de papelaria – é doar, a cada venda, uma boneca Lola com ação de arteterapia vivencial para uma criança em situação de vulnerabilidade social. Isso significa que, através da margem de lucro da venda dos produtos da marca, elas realizam uma ação social.

“É um negócio que pensa nas gerações futuras, que reverbera pro futuro”, diz Emika.
Para as empresárias, a grande diferença do empreendedorismo social é o propósito, que precisa fazer parte da essência do negócio. E elas também lembram que, diferente do que muitos pensam, um negócio social, na prática, funciona como todos os outros, inclusive na hora de pagar impostos.

“Na verdade, nós somos uma empresa como outra qualquer, com CNPJ, a gente paga imposto como em qualquer outra empresa, mas em tudo que a gente faz, o nosso propósito é muito presente”, completa Tânia.

Fonte: G1

 


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *