- Economia

PIB da zona do euro é revisado para queda menor no 4º trimestre, de 0,6%

A economia dos 19 países que fazem parte da zona do euro teve retração de 0,6% no quarto trimestre, na comparação com o trimestre imediatamente anterior, segundo dados revisados divulgados nesta terça-feira (16) pela agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. Estimativas iniciais apontavam para uma queda de 0,7%.

Na comparação com o 4º trimestre de 2019, houve queda de 5%, contra leitura inicial de contração de 5,1%.

Os maiores tombos na passagem do terceiro para o quatro trimestre foram registrados na Áustria (-4,3%), Itália (-2%) e França (-1,3%).

Com o recuo nos últimos meses do ano, o PIB (Produto Interno Bruto) da zona do euro fechou 2020 com um tombo de 6,8%, conforme já divulgado pela Eurostat no começo de fevereiro. Já incluindo todos os países da União Europeia (UE), a queda foi de 6,4%.

O Eurostat informou também que a taxa de emprego cresceu 0,3% no trimestre nos últimos três meses de 2020, após um aumento trimestral de 1% nos três meses anteriores, mas ainda assim foi 2% menor do que no mesmo período do ano anterior.

Economistas esperam outra queda do PIB nos primeiros três meses deste ano em meio a contínuos bloqueios econômicos para conter o avanço da pandemia de coronavírus.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *