- Economia

Prévia do PIB aponta para alta de 0,47% em agosto, diz Banco Central

A atividade econômica brasileira cresceu 0,47% em agosto, de acordo com dados preliminares divulgados pelo Banco Central nesta quarta-feira (17).

Agosto foi o terceiro mês seguido de crescimento da economia, após a queda registrada em maio (- 3,3%) em razão da paralisação de 11 dias dos caminhoneiros. Em junho, a alta foi de 3,45%, enquanto em julho foi de 0,65%.

Considerando apenas 2018, a economia brasileira cresceu 1,28%. Já no período de 12 meses (de setembro de 2017 a agosto de 2018), a alta é de 1,5%.

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) é considerado uma “prévia” do PIB (Produto Interno Bruto), o indicador oficial que calcula a soma de todas as riquezas produzidas por um país, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O indicador é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos. O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica.

Fonte: R7


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *