- Economia

Rival do TikTok: como funciona o Kwai, app de vídeos curtos com 1 bilhão de usuários

Nem só de TikTok e Instagram Reels vivem os vídeos curtos. A atenção dos usuários também é disputada pelo Kwai, rede social chinesa que afirma ter mais de 1 bilhão de usuários pelo mundo.

O número inclui tanto a base de usuários do Kwai, quanto do Kuaishou, como é chamado na China, e do SnackVideo, app voltado para usuários na Índia.

Principal concorrente do aplicativo, o TikTok alcançou 1 bilhão de usuários em setembro de 2021. O Facebook, por sua vez, informou ter chegado a 2,9 bilhões de usuários no segundo trimestre de 2021.

TikTok agora permite silenciar comentários durante lives
Conheça o KaiOS, sistema básico de celular com 150 milhões de usuários
G1 testou celulares na faixa de R$ 1.500 para saber qual faz a melhor selfie
Ele foi criado em 2011 como uma plataforma para usuários criarem e compartilharem GIFs e em 2012 passou a suportar a criação de vídeos curtos.

Inicialmente, o serviço era conhecido apenas como Kuaishou, nome que ainda é usado na China. A marca Kwai foi adotada na expansão para outros países.

Como funciona o Kwai
O Kwai tem uma interface muito parecida com a do TikTok. Na tela inicial, o aplicativo sugere um vídeo que está em alta e pode te interessar. Se você desejar ver outra coisa, basta deslizar para cima e assistir mais um vídeo.

A rede social mostra no canto direito da tela os botões de curtir, comentar e compartilhar o vídeo. A partir dessa interação, ela entende que tipo de conteúdo que você mais gosta e passa a sugerir outros vídeos parecidos.

Há também uma área com a foto de perfil e o nome do usuário que publicou o vídeo, com um botão de seguir. À medida que você segue perfis, pode acessar uma aba do app para acompanhar somente as publicações dos influenciadores que você mais gosta.

Como publicar um vídeo no Kwai
Para criar um vídeo no Kwai, basta clicar no ícone da câmera que aparece na barra da parte inferior da tela. Quando você abrir a área pela primeira vez, o aplicativo pedirá permissão para acessar a sua câmera. Basta autorizar para começar a usar os recursos.

É possível ativar dezenas de filtros e efeitos no vídeo. Por conta de acordos com gravadoras, a rede social também permite incluir músicas nas gravações.

Como acontece no TikTok e no Reels, o usuário do Kwai pode gravar trechos e agrupá-los em um só vídeo. Com criatividade, o recurso pode ser um aliado para deixar a publicação mais divertida.

Depois de gravar o que você deseja, a rede social tem recursos para incluir texto e figurinhas, por exemplo. Em seguida, basta definir os últimos detalhes, como a descrição do post e as hashtags, e publicar.

Ao publicar um vídeo, é possível fazer o vídeo do Kwai ser publicado automaticamente no WhatsApp, Facebook e Instagram, o que pode ajudar um conteúdo a viralizar mais rapidamente.

Código do Kwai
Parte do crescimento do Kwai se deve à campanha em que a rede social promete dar dinheiro para usuários se eles conseguirem convencer seus amigos a usar o aplicativo.

De acordo com o serviço, os usuários precisam enviar um link e seu código de convite para um amigo, que, por sua vez, deve incluir essa informação durante o seu cadastro.

O Kwai também oferece recompensas em créditos para quem cumprir algumas metas, como abrir o app todos os dias e assistir muitos vídeos. Em uma primeira etapa, os pagamentos são feitos nas chamadas Kwai Golds, moedas virtuais da plataforma.

A rede social afirma que os usuários podem resgatar o valor em dinheiro se conseguirem uma grande quantidade de moedas virtuais. Grande mesmo: para sacar R$ 1, os usuários precisam alcançar 10 mil Kwai Golds.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *