- Economia

Sete em cada dez brasileiros cortaram gastos no 1º semestre

Sete em cada dez brasileiros precisaram fazer cortes no orçamento no primeiro semestre deste ano, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (31) pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).

O levantamento mostra que o lazer é o principal impactado pela redução do orçamento. Estas pessoas diminuíram a quantidade de refeições fora de casa, saídas a bares e casas noturnas, compras de roupas, calçados e acessórios, viagens e idas ao cinema e teatro.

Com o orçamento restrito, seis (59%) em cada dez brasileiros acreditam que será mais difícil concretizar projetos planejados para este ano, sendo a formação de uma reserva financeira (41%), realização de uma grande viagem (34%), reforma a casa (34%) e compra deum carro (30%) os mais afetados.

O educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, diz que é natural que o consumidor priorize o pagamento de contas básicas, como aluguel e conta de água. “É inevitável que os momentos de diversão fora de casa acabem comprometidos em alguma medida”, afirma.

Apesar da redução do orçamento, seis em cada dez afirmam que conseguiram manter o pagamento das contas em dia, 35% conseguiram guardar dinheiro e 30% ainda disseram ter chegado a realizar um sonho de consumo nesse período.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa ouviu 800 consumidores de ambos os sexos, todas as classes sociais e acima de 18 anos nas 27 capitais. A margem de erro é de 3,50 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.

Fonte: R7


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *