- Economia

Wikipédia lança serviço pago para empresas usarem seu conteúdo

A Wikimedia, fundação que gerencia a enciclopédia on-line Wikipédia, anunciou na última terça-feira (16) um serviço pago voltado para as grandes empresas de tecnologia.

Chamada de Wikimedia Enterprise, a iniciativa não vai mudar a maneira como a Wikipédia funciona. A novidade é que grandes empresas de tecnologia como Google, Apple e Amazon poderão pagar para usar o conteúdo.

Os materiais da enciclopédia já são utilizados por essas grandes empresas – muitas das respostas da Alexa, assistente virtual da Amazon, e da Siri, assistente virtual da Apple, partem da Wikipédia.

Esse acesso é gratuito, mas para responder as perguntas dos usuários com precisão é preciso que equipes dessas empresas organizem o que é relevante – seja por meio de curadoria humana ou sistemas de inteligência artificial.

Com o Wikimedia Enterprise, a fundação pretende oferecer os dados dos seus artigos com a formatação adequada para cada empresa por meio de uma API (Interface de Programação de Aplicações, na sigla em inglês), um conjunto de funções e procedimentos que serve para mediar funções entre a enciclopédia e outros softwares.

A adesão será totalmente opcional, segundo a Wikimedia, e as funções básicas de sua API continuarão gratuitas. A fundação, porém, diz que essa é uma alternativa para manter os seus negócios sustentáveis.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *