- Esportes

Entre a pressão e a realidade, City recebe Tottenham para manter sonho na Liga dos Campeões

Ninguém carrega um currículo de ter sete taças de ligas nacionais e dois títulos continentais em menos de 10 temporadas como treinador profissional sem pressão. Sem um desafio. Sem algo novo a conquistar. No caso de Pep Guardiola, tudo passa por esta quarta-feira. E por mais três jogos a fazer e tentar levar o Manchester City ao sonho europeu. Para avançar, o técnico e os Citizens devem superar o Tottenham, em sua casa, e seguir adiante na Liga dos Campeões. Mesmo que o treinador acredite que essa não seja sua missão.

Após perder por 1 a 0 em Londres, o Manchester City precisa vencer por dois gols de diferença para avançar. Um triunfo pelo mesmo placar leva a decisão à prorrogação. Caso façam um gol, os Spurs podem perder até por um gol de diferença. O empate também dá a vaga ao time da capital inglesa. Quem avançar, pega o Ajax na semifinal.

E diante do que poderia ser sua terceira queda antes da semifinal pelos Citizens, Pep Guardiola tenta manter a serenidade. Fala que seu legado é outro. É ter um estilo. Não a sonhada taça que falta à equipe.

“Eu sei que as pessoas dizem que eu vim para ganhar a Liga dos Campeões. Eu não vim aqui para ganhar a Liga dos Campeões, honestamente. Eu vim para jogar com o meu time como eles têm jogado nos últimos 20 meses. É por isso que vim, para jogar da forma que eu quero jogar”, declarou Guardiola, na véspera do jogo.

A verdade é que a expectativa em Manchester é que o lado azul da cidade leve tudo. Tenha a inédita “quádrupla coroa” no futebol inglês, com as taças da Copa da Liga (já conquistada), a Copa da Inglaterra (semifinalista), o Campeonato Inglês (vice, com um jogo a menos) e, claro, a Liga dos Campeões.

Em suas nove participações anteriores no torneio, Guardiola só não esteve na semifinal duas vezes. Nas duas em que esteve à frente do Manchester City. Portanto, mesmo que não considere o título do torneio uma obrigação, o treinador assegura: está motivado.

– Claro que eu quero a Liga dos Campeões. Eu sei que, no Bayern de Munique, um grande clube, depois de três temporadas ganhando absolutamente tudo, a Liga dos Campeões foi um grande fracasso. O que eu posso dizer? Eu aceito isso. Eu tenho que viver com isso, mas não é um grande problema. Isso me motiva. Eu entendo que os outros clubes são melhores também, nessa competição. Vários grandes, grandes clubes não estão nas fases finais – avaliou.

Para escalar o time, o técnico tem um problema. Sem condições físicas ideais, Fernandinho foi desfalque contra o Crystal Palace e é dúvida para pegar o Tottenham. Gündogan é a opção imediata.

Na torcida do Tottenham, ninguém menos que… Ronaldinho!
Alheio à pressão do lado rival, o técnico Mauricio Pochettino mantém a confiança na inédita vaga na semifinal para o Tottenham. E não nega apoio. Nenhum. E como recusar a torcida de um ídolo do futebol mundial como Ronaldinho? Isso mesmo. Em entrevista ao jornal “Daily Star”, o craque brasileiro disse que acredita no título do time londrino.

“Por que os Spurs não podem ganhar a Liga dos Campeões? Por que eles não têm história na competição, ou por que nunca ganharam antes? Todo time que já ganhou teve que ganhar pela primeira vez. O resultado no primeiro jogo mostra que eles podem competir com os melhores”, opinou Ronaldinho.
Ex-companheiro do brasileiro no PSG, Pochettino foi questionado sobre a declaração. Lançou um belo sorriso e a usou para se motivar ainda mais.

Legendas:

– Sério? Wow… ele sabe muito sobre futebol. Temos que respeitá-lo. Ele era um grande parceiro de clube quando jogamos juntos no Paris Saint-Germain. Passamos por um incrível tempo juntos, em campo, nos treinamentos. Não fora. E vocês sabem por quê. Por que não? No futebol tudo pode acontecer!

O problema é que o Tottenham não terá seu principal jogador e artilheiro. Harry Kane lesionou o tornozelo no jogo de ida e deve ficar o restante da temporada fora. O camisa 9 é dono de 24 gols em 39 jogos em 2018/19. E a missão de ser o centroavante, mesmo que não em tal função, pode recair sobre o brasileiro Lucas, que marcou três gols na vitória diante do Huddersfield na última rodada do Inglês.

Possíveis escalações
Manchester City: Ederson; Walker, Stones, Laporte e Mendy; De Bruyne, Fernandinho (Gündogan), David Silva; Bernardo Silva, Agüero e Sterling
Tottenham: Lloris; Trippier, Alderweireld, Vertonghen e Rose; Sissoko, Wanyama; Eriksen, Dele Alli, Son; Lucas

Fonte: Globo esporte


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *