- Polícia

Ação deflagrada em Santo Antônio do Içá apreende 13 toneladas de pescado irregular

Policiais civis lotados na 53ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), situada no município de Santo Antônio do Içá, distante 880 quilômetros em linha reta da capital, sob a coordenação do gestor da unidade policial, o investigador de Polícia Francisco Rebouças, em conjunto com agentes da Polícia Federal e da Força Nacional, deflagraram no início da tarde do último sábado (3/8), por volta de meio-dia, operação policial que resultou na apreensão de embarcação com cerca de 13 toneladas de pescado em situação irregular.

Durante a ação, as equipes apreenderam 6 toneladas de pirarucu e 7 toneladas de peixe liso, que estavam sendo transportados ilegalmente. Segundo o comandante da embarcação que estava fazendo o transporte da mercadoria, Manoel Bernardes, 52, o embarque da carga ocorreu no município de Fonte Boa, tendo como destino Tabatinga.

O gestor da 53ª DIP relatou que, durante a operação, foram fiscalizadas embarcações suspeitas de transportar pescado ilegal. Rebouças destacou que, ao longo da ação, foram feitas a averiguação da origem dos peixes e o regulamento de transporte e comercialização, além da verificação da venda proibida de carne oriunda da caça de animais silvestres.

“Deflagramos essa operação no alto rio Solimões. Avistamos o barco e efetuamos a abordagem aos tripulantes. Assim que identificamos o pescado ilegal, autuamos o comandante da embarcação pela prática ilícita. Apostamos que esse tipo de ação possa amenizar os impactos ambientais que vêm ocorrendo”, argumentou o investigador.

Indiciamento – Conduzido ao prédio da 53ª DIP, o comandante foi indiciado por transporte ilegal de peixe, crime previsto no Artigo 34 da Lei 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. Após os procedimentos cabíveis na unidade policial, o homem foi liberado e irá responder ao processo em liberdade.

Doação – O gestor Francisco Rebouças informou que as 13 toneladas de peixe apreendidos durante a operação foram doados a instituições filantrópicas, igrejas e moradores de comunidades de Santo Antônio do Içá.

Fonte: Divulgação/PC-AM


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *