- Polícia

Projeto “Remição pela Leitura” é realizado pela Seap em parceria com a Embrasil Serviços

As aulas nas redes Estadual e Municipal de Ensino do Amazonas já começaram. É hora de arrumar lugar nas estantes para os livros do novo ano letivo. As famílias de Manaus podem aproveitar essa “faxina literária” para doar as obras usadas ao projeto “Remição pela Leitura”, realizado no Centro de Detenção Provisória Masculina II (CDPM II). A cada história lida, os reeducandos que participam do programa têm suas penas reduzidas em quatro dias.

O projeto é realizado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) em parceria com a Embrasil Serviços, empresa responsável pela cogestão do Centro de Detenção Provisória Masculina II.

Os títulos não podem fazer apologia ao crime, ao uso de violência, nem ao consumo de drogas. Toda obra é analisada por uma comissão especial antes de entrar na unidade prisional. “Aceitamos títulos variados, mas para a remição da pena são consideradas apenas as obras literárias”, explica a coordenadora de projetos Mirlan Benicio de Souza.

Neste ano, no CDPM II, participam do projeto 69 reeducandos, que são avaliados por uma equipe de psicólogos e assistentes sociais. “Analisamos aspectos como personalidade, periculosidade, escolaridade e situação familiar. Os selecionados têm 30 dias para ler o livro escolhido. Depois, precisam fazer uma resenha escrita e uma prova oral sobre o conteúdo”, conta a psicóloga Hellen Pereira Oliveira. “São avaliados o domínio sobre o tema, a sequência lógica da apresentação e o uso adequado do tempo para narrativa”, explica.

A profissional destaca que a leitura desenvolve o senso crítico e permite novas maneiras de aprender a interpretar os fatos do cotidiano. “Além disso, nosso principal intuito é ressocializar os participantes, tirar a ociosidade deles, desenvolver a inteligência emocional e intelectual no ambiente de confinamento, já que levam os livros para as celas.”

Doações – As doações das obras podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap),que fica na rua Gabriel Salgado, s/n, Prédio Cônego Gonçalves de Azevedo, no centro de Manaus.

Fonte: Ascom/Seap/Am


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *