- Política

Bolsonaro e presidente do Uruguai se reúnem no Palácio da Alvorada

O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta quarta-feira (3) no Palácio da Alvorada o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou.

Em nota, o governo brasileiro informou que o encontro, realizado no horário de almoço, foi agendado a fim de discutir temas para aprofundar a relação entre os dois países.

“O diálogo se dá sobre a base da convergência existente de visões sobre temas fundamentais como a implementação de uma política comercial de abertura e maior integração bilateral e ao mundo, a defesa da democracia e o combate ao crime organizado, bem como a importância da integração fronteiriça”, diz trecho da nota.

O governo brasileiro também ressaltou que os dois países, que têm fronteira comum no sul do Brasil, coordenaram durante a pandemia um regime de gestão do trânsito fronteiriço e implementaram acordo para a implantação de medidas conjuntas de controle sanitário em pontos da fronteira comum.

Bolsonaro não realiza viagens internacionais desde março do ano passado, em razão da pandemia do novo coronavírus. Ele também deu preferência a encontros virtuais com outros líderes, como uma audiência por videoconferência com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. A exceção foi um encontro com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez.

Segundo a imprensa uruguaia, Lacalle Pou fez sua primeira viagem internacional desde a posse como presidente, em 1º de março de 2020, pouco antes da Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar a pandemia.

Bolsonaro esteve na posse Lacalle Pou, que é filho do ex-presidente Luis Alberto Lacalle e foi eleito pelo Partido Nacional, de centro-direita.

A vitória de Lacalle Pou encerrou o ciclo de 15 anos de governo da coalizão de esquerda Frente Ampla, com dois mandatos de Tabaré Vázquez e um de Pepe Mujica.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *