- Política

Cármen Lúcia assume presidência pela quarta vez

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, assume a presidência da República pela quarta vez nesta segunda-feira (23). O presidente Michel Temer (MDB) vai viajar para o México para participar de um evento que reúne os chefes de Estado do Mercosul e Cármen Lúcia vai substituí-lo interinamente.

Segundo a agenda do presidente, ele deve chegar em Puerto Vallarta por volta das 15h25 desta segunda-feira (23). Os dois eventos oficiais que vai participar hoje são o encontro bilateral com o presidente dos Estados Unidos Mexicanos, Enrique Peña Nieto às 19h30 e um jantar em homenagem aos Chefes de Estado da Aliança do Pacífico e do Mercosul às 20h40.

Como Temer não possui um vice, Cármen Lúcia é a terceira pessoa na ordem para assumir a presidência quando Temer não está — em sua frente aparecem o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, Eunício Oliveira.

Cármen Lúcia está assumindo o cargo pela quarta vez, porque toda vez que Temer viaja, Maia e Eunício são obrigados a se ausentar do país. Como ambos devem concorrer a cargos do executivo nas eleições deste ano, a legislação eleitoral determina que quem quiser disputar a eleição não pode exercer nenhuma função no executivo no período de seis meses anteriores ao pleito.

Cármem Lúcia havia assumido o cargo pela última vez no dia 17 de julho, quando Temer participava de um evento em Cabo Verde, na África. Durante o período, participou de reuniões com ministros e parlamentares, cumprindo uma agenda intensa de compromissos oficiais.

Fonte: R7


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *