- Política

Justiça afasta prefeito e vice de Guaíra, SP, em investigação contra desvio de verbas na prefeitura

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) afastou, nesta quarta-feira (9), o prefeito de Guaíra (SP), José Eduardo Coscrato Lelis, o ‘Zé Eduardo’ (PSDB), o vice-prefeito, Renato César Moreira (Cidadania), e dois servidores públicos investigados pelo Ministério Público por suspeita de desvio de verbas na prefeitura. Uma operação com 80 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão temporária ocorre nesta manhã.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Guaíra foi procurada, mas disse, até a última atualização desta reportagem, que vai ser manifestar após apuração inicial dos fatos na sede do governo.
Zé Eduardo foi reeleito em Guaíra nas eleições 2020 com 58,95% dos votos, mas a candidatura está sub judice. Durante a campanha, uma concorrente denunciou à Justiça que ele foi beneficiado por um site criado apenas para publicar benfeitorias que ele teria realizado na cidade. A ação foi considerada como campanha fora do prazo.Operação Golpe Baixo
A operação, chamada Golpe Baixo, apura segundo o MP, crimes praticados por uma organização criminosa instalada na prefeitura para desviar verbas públicas com a participação de empresários.

O esquema, de acordo com a promotoria, ocorria principalmente nas secretarias de Esporte, Educação e Cultura. As investigações apontam que o chefe do esquema é o vice-prefeito Renato César Moreira.

Segundo o MP, inúmeras contratações apontadas como fraudulentas de empresas pertencentes a pessoas próximas ao prefeito, ao vice e ao diretor de Esportes foram feitas. Os contratos investigados somam mais de R$ 2 milhões.

Ainda de acordo com a promotoria, grande parte dos contratos foram direcionadas a uma empresa que ministra aulas de judô e houve superfaturamento.

Além disso, houve ainda a terceirização da pasta de Esporte para uma Organização Social que pertencia a empresários que subcontratavam as empresas.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *