- Política

Temer realiza reunião para discutir recuperação do Museu Nacional

O presidente Michel Temer comandou uma reunião, nesta terça-feira (4) no Palácio do Planalto, para discutir a recuperação do Museu Nacional. Um incêndio no domingo (2) destruiu o interior do prédio que abriga o museu, no Rio de Janeiro, e maior parte do acervo.

A reunião teve início por volta das 9h15 e até a última atualização desta reportagem não havia terminado. De acordo com a assessoria do Planalto, o encontro abordou, além da recuperação do Museu Nacional, a situação dos demais museus do país.

Participaram da reunião com Temer ministros de Estado, secretários de ministérios e presidentes de bancos públicos, além da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa.

Integrantes da reunião

Ministros: Eliseu Padilha (Casa Civil), Rossieli Soares (Educação), Sérgio Sá Leitão (Cultura), Esteves Colnago (Planejamento) e Sergio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional).

Presidentes de bancos: Paulo Caffarelli, presidente do Banco do Brasil; Dyogo Oliveira, presidente do BNDES e Nelson Antônio de Souza, presidente da Caixa Econômica Federal.

200 anos de história
Localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, o Museu Nacional completou 200 anos em 2018. Segundo a vice-diretora do museu, Cristiana Serejo, cerca de 10% do acervo não foram destruídos pelo fogo.

Temer ainda não esteve no museu depois do incêndio, mas informou na segunda-feira (3) que conversou com entidades financeiras, empresas públicas e privadas para criar uma rede apoio, a fim de viabilizar a recuperação do museu.

O governo federal discute formas de viabilizar a reconstrução do prédio do museu, bem como a composição de um novo acervo.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, que administra o museu, é responsável pelo repasse de verbas públicas da União para a instituição, que enfrenta falta de recursos.

Na segunda, o ministro da Educação, Rossieli Soares, anunciou a liberação de R$ 10 milhões para a UFRJ investir na recuperação do Museu Nacional.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *