- Brasil

75 vizinhos de barragens da Vale de Nova Lima e de Ouro Preto também serão retirados de suas casas

A Vale comunicou nesta quarta-feira (20) que vai retirar cerca de 75 pessoas que vivem próximas a barragens localizadas em Nova Lima e Ouro Preto. As cinco barragens são: Vargem Grande, Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo.

As estruturas fazem parte das 10 barragens da Vale do tipo “alteamento a montante” e segundo a empresa, as estruturas já estão inativas.De acordo com tenente coronel Flávio Godinho, coordenador da Defesa Civil Estadual, em Nova Lima, cerca de 60 pessoas estão sendo retiradas de suas casas. Elas devem ser levadas para hotéis em Nova Lima. Em Ouro Preto, nas proximidades da mina Fábrica, outras 15 pessoas devem ser realocadas dos distritos de Miguel Burnier e Pires para hotéis da região.

Segundo a companhia, a produção da mina Fábrica, em Ouro Preto será mantida através do processamento a seco, que não utiliza barragens para depósito de rejeitos.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Ouro Preto, que informou ter sido comunicada da medida pela Vale na manhã desta quarta. A coordenadoria da Defesa Civil Municipal da cidade ainda não se posicionou.

A prefeitura de Nova Lima afirmou que a Defesa Civil Municipal foi avisada pela Vale às 8 horas e 45 minutos desta quarta, da necessidade da retirada de 38 famílias moradoras do Complexo Rio de Peixe. A nota ainda afirma que a Defesa Civil Municipal acompanhará a ação da mineradora e uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social prestará apoio às famílias.

Outras barragens
Desde o rompimento da Barragem I, da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, no dia 25 de janeiro, a Vale já retirou moradores das proximidades de outras duas barragens: mina Gongo Soco (Barão de Cocais) e mina Mar Azul (Nova Lima). No dia oito de fevereiro, uma outra barragem da empresa ArcelorMittal também foi evacuada na mina de Serra Azul (Itatiaiuçu).

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *