- Brasil

Avião de pequeno porte cai em Sobradinho, no DF

Um avião de pequeno porte caiu, na manhã desta sexta-feira (29), em Sobradinho, no Distrito Federal. O acidente foi na região da Rota do Cavalo, por volta das 9h, e deixou o piloto ferido.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem de 76 anos sofreu um corte na cabeça. Quando os militares chegaram ao local, ele já estava fora da aeronave. Após os primeiros-socorros, ele foi levado para o Hospital Regional de Sobradinho. O estado de saúde “é estável”.

Testemunhas contaram aos bombeiros que, primeiro, o avião “quicou no solo e, depois, caiu de cabeça para baixo”. Ao tocar o solo, o avião tombou.

Ainda de acordo com os bombeiros, não houve vazamento de combustível.

A perícia da Polícia Civil foi chamada, e a corporação vai investigar o caso.

Modelo experimental
A aeronave é do modelo P-56C, com um motor. O avião é de fabricação brasileira, com capacidade para até dois ocupantes. Normalmente, o modelo é utilizado por aeroclubes e escolas de pilotagem, para treinamento.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), trata-se de uma aeronave de “caráter experimental”, por ser de “construção amadora, que não é submetida a uma longa campanha de testes, diferentemente de um avião com certificado de aeronavegabilidade convencional”.

O modelo de ultraleve tem restrições para voar apenas sob áreas pouco povoadas, ou em alguns casos específicos, em “áreas completamente isoladas”. O transporte de passageiros é proibido.

Fonte: Divulgação


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *