- Brasil

Ópera sobre abuso sexual escrita e composta só por mulheres estreia no Theatro Municipal de SP

Trinta anos depois, o Theatro Municipal de São Paulo voltou a hospedar uma ópera escrita por uma mulher. Na noite desta quarta-feira (4), a ópera Prism, composta pela norte-americana Ellen Reid e escrita pela compatriota Roxie Perkins, estreou e trouxe a violência sexual para o palco mais clássico da capital paulista. É a primeira vez que a ópera é apresentada fora dos Estados Unidos.

Bibi (a soprano Anna Schubert) e sua mãe Lumee (a mezzo soprano Rebecca Jo Loeb) lidam com o trauma e as repercussões de um abuso sexual. Não há personagens masculinos em destaque na ópera, apenas bailarinos e integrantes do coro. O drama é focado no relacionamento entre mãe e filha. A música, as cores, a luz, todos evocam sentimentos nas personagens e também no público.

A ideia, segundo a libretista (que escreve as palavras do libreto de uma ópera) Roxie Perkins, é “criar no público um senso de empatia que não tinha antes”.

“É uma história sobre uma mãe e uma filha que fazem de tudo para sobreviver mesmo que elas não saibam como”, disse Roxie. “Queremos explorar o que acontece depois de um grande trauma”, disse Ellen Reid, que compôs a música.A ópera foi escrita em 2018 e ganhou o Prêmio Pulitzer de Melhor Composição Musical em 2019, além do prêmio de Melhor Ópera Inédita de 2018 pelo Music Critics Association of North America.

O espetáculo, dividido em três atos, tem regência do maestro Roberto Minczuk, titular da Orquestra Sinfônica Municipal, e a maestrina Naomi Munakata à frente do Coral Paulistano.

Prism é a terceira ópera da Temporada Lírica 2019 do Municipal, após a apresentação de Rigoletto, de Verdi (julho), que também trata (e mostra) abuso sexual, manipulação e poder. A ópera cômica O Barbeiro de Sevilha, de Rossiniano, também foi encenada em fevereiro.

Fonte: Divulgação


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *