- Brasil

Região de SC que registrou neve em agosto deve ter 40ºC nesta sexta

Esta sexta-feira (2) deve ser mais um dia de calor intenso em Santa Catarina. Há previsão de 40ºC durante a tarde no Norte do estado, que em agosto registrou neve, e também no Oeste, onde fez 40ºC na quinta. Na região, a madrugada desta sexta já foi de calor, com 30ºC em Anchieta.

Na quinta-feira (1º) o estado registrou temperaturas recordes para setembro e outubro, especialmente no Oeste, segundo a Epagri/Ciram.

Além do calor, a coloração do sol em diferentes cidades chamou atenção dos moradores, tanto do Oeste catarinense, no interior do estado, quanto na Grande Florianópolis, no Litoral. O tom alaranjado do sol foi visto no fim da tarde de quinta-feira e também no amanhecer desta sexta-feira (2).

De acordo com o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, esse tom é percebido por causa da presença de muita fumaça no céu catarinense provenientes de incêndio no Pantanal e também em países vizinhos.

Segundo ele, essa fumaça deve continuar no estado ainda nesta sexta, assim como o calor. Além dos 40ºC no Oeste e no Norte do estado, deve fazer 36º na Grande Florianópolis, Meio-Oeste e Planalto Norte, 30º na Serra e 26º no Sul do estado.

O calor é presente em todas as regiões, mesmo onde teve registro de frio nas últimas semanas. Há três dias, a Serra catarinense teve geada e 0ºC e, nesta sexta-feira, deve registrar 30ºC. Em agosto, a região registrou neve.

Há quase dois meses, a neve também caiu em Joinville, no Norte catarinense; para esta sexta, a previsão é de 40ºC na cidade. Segundo Puchalski, esses extremos de temperaturas podem ser consequência do aquecimento global.

“Mudanças climáticas, aquecimento global, é isso que a gente vai enfrentar e já está enfrentando. É a nossa realidade a partir de agora: os extremos muito acentuados”, diz o meteorologista.

Há chance de chuva no fim do dia no Sul, Grande Florianópolis, e parte do Vale do Itajaí, com possibilidade de temporais.

Para o fim de semana, o cenário deve mudar e somente a região Oeste deve continuar com temperaturas mais altas, entre 30°C e 33°C. Nas demais áreas, a previsão indica que as tardes de sábado e domingo devem ficar na casa dos 17°C a 19°C.

No sábado, há chance de chuva a qualquer hora do dia. Porém, no Oeste o sol deve aparecer na maior parte do tempo e a chuva deve ocorrer entre tarde e noite.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *