- Cidade

Casa da Ciência do Inpa, em Manaus, entra em reforma a partir de dezembro

A Casa da Ciência, localizada dentro doInstituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), na Zona Sul de Manaus, passará por reforma e modernização do acervo e estrutura a partir de dezembro. Por conta disso, o local tem visitação aberta somente até este domingo (25).

A nova proposta expositiva contempla amostras e informações de animais e plantas da biodiversidade amazônica, interações ecológicas entre os organismos e o ambiente e outros. A previsão do Inpa é reabrir o espaço em junho de 2019.

No período, o Bosque da Ciência funcionará normalmente. A maior parte do acervo da Casa será redistribuída para a Casa de Madeira e o Chapéu de Palha, atrativos que ganham novas funções expositivas absorvendo itens como a Vida do Seringueiro e Vida Aquática, respectivamente.

Os itens mais delicados ou que precisam de cuidados especiais ficarão guardados, a exemplo da folha gigante da Coccoloba, que ficará no Auditório da Ciência por necessitar de um lugar climatizado.

Após a reforma, a Coccoloba e outros elementos voltam para a Casa da Ciência. O local deve contar com um mezanino, onde ficará o acervo de aves e mamíferos, enquanto no térreo estarão seções de peixes, invertebrados, répteis e anfíbios e botânica.

A reforma faz parte de uma ação do Projeto Museu na Floresta, uma parceria do Inpa com a Universidade de Quioto, com o patrocínio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

Exposição interativa
Conforme Rita Mesquita, que também é vice-coordenadora do Museu na Floresta, a nova exposição da Casa da Ciência tem como linha guia o fazer científico, a construção do conhecimento, mostrando como é feita a pesquisa e como se alcança o conhecimento científico em si.

A nova exposição será interativa, além do público poder se colocar na posição de pesquisador e tentar compreender fenômenos ecológicos.

Na nova Casa também haverá sala de imersão, onde será possível ouvir sons da floresta e de pássaros, e um espaço para exposições temporárias, que atenderá demandas de grupos que queiram mostrar seus trabalhos durante um determinado período.

A Casa da Ciência fica dentro do Bosque da Ciência, espaço de visitação pública do Inpa que recebe cerca de 120 mil visitantes por ano e está localizado na rua Bem-te-vi, Petrópolis, Zona Sul de Manaus.

O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h e sábados e domingos das 9h às 17h. A portaria fecha às 16h. O ingresso custa R$ 5, mas crianças até 10 anos e idosos não pagam.

Grupos agendados com antecedência também têm entrada gratuita. Interessados podem fazer agendamento pela internet.

Fonte: G1


There is no ads to display, Please add some

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *