- Cidade

PAC em Movimento atende indígenas em São Gabriel da Cachoeira

O PAC em Movimento chegará ao município de São Gabriel da Cachoeira, a 850 km de Manaus, no dia 5 de abril. O projeto itinerante da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) oferece serviços como emissão de carteiras de identidade e certidão de nascimento. Esta edição, voltada para indígenas, acontecerá nas comunidades Iauaretê e Pari Cachoeira, até o dia 16 de abril.

Segundo a titular da Sejusc, Caroline Braz, São Gabriel da Cachoeira é o quarto município a receber o projeto, que tem parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Fundação Estadual do Índio (FEI). Ela adianta que a equipe de Cidadania fará atendimento nas comunidades durante 12 dias e, em seguida, partirá para Alvarães, a 661 km da capital, que terá dois dias exclusivos para indígenas.

“Trabalhamos com lideranças indígenas que identificam as principais necessidades dos índios, como a documentação básica, o que garante acesso a direitos como saúde e benefícios do INSS”, afirma a secretária.

Projeto
O PAC em Movimento tem a proposta de descentralizar os serviços realizados nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão. A primeira edição aconteceu em Novo Airão, a 195 km de Manaus, em fevereiro, com dois dias somente para índios. Na ocasião, foram emitidas 231 carteiras de identidade, sendo 111 de primeira via e 120 de segunda, com apoio da Polícia Civil; além da emissão de 136 certidões de nascimento.

Fonte: Divulgação


There is no ads to display, Please add some

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *